• Carregando...

Atualizado em 22/09/2006, às 17h50Um acidente na Avenida Juscelino Kubitscheck causou o vazamento de mil litros de ácido nítrico e assustou os moradores da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) por volta das 11 horas desta sexta-feira (22). Depois de uma curva, o motorista Anderson dos Santos (40) teve que parar o caminhão, pois a válvula de segurança de um dos tanques se rompeu e derramou o produto tóxico na pista.

Uma ambulância foi deslocada para o local e o ajudante do motorista do caminhão precisou ser encaminhado ao Hospital Evangélico, já que inalou o vapor do produto químico.

A Defesa Civil (DC) e a Delegacia do Meio Ambiente foram chamadas para analisar os prejuízos ambientais e iniciar os trabalhos para a contenção dos produtos. Oficiais da DC isolaram alguns moradores da região, já que o produto entrou em contado com a água e o vapor produzido atingiu algumas casas na região. O ácido que ficou na caixa de contenção das redes pluviais precisou ser removido por uma empresa especializada.

"Fomos chamados logo em seguida pelo Corpo de Bombeiros para dar atendimento a esse derramamento. Um pouco da carga, de ácido nítrico, chegou a vazar para a rede pluvial e atingiu também a vegetação e o solo", explicou o superintendente da Delegacia do Proteção ao Meio Ambiente, Mauro Sérgio Lustosa.

A empresa e os motoristas serão ouvidos no início da próxima semana. "Eles serão chamados aqui para prestar depoimentos e vamos fazer uma investigação para saber se faltou manutenção no lacre de segurança. Nestes casos, de produtos tóxicos, é importantíssimo que estes itens de segurança estejam em perfeitas condições", disse Lustosa. Se comprovado que houve falha da manutenção, a empresa pode ser multada pela Secretaria do Meio Ambiente.

De acordo com os Bombeiros a carga derramada foi de ácido nítrico, mas o caminhão transportava ainda soda caustica, clorato de sódio e hipocloreto de sódio. A empresa Nitrogênios Produtos Químicos LTDA mandou outro caminhão até o local para dar suporte ao veículo danificado.

Trânsito

O trânsito ficou bastante complicado no local e agentes do Diretran orientaram os motoristas. O acidente aconteceu em uma das vias marginais à avenida e o tráfego ficará interrompido até a limpeza completa da área.

Estatísticas

Os acidentes com produtos perigosos preocupam não apenas pela quantidade, mas principalmente pelas conseqüências que trazem ao meio ambiente. Apenas em 2006, 55 acidentes foram registrados em todo o Paraná. Nos últimos cinco anos, a Defesa Civil registrou 427 acidentes apenas nas rodovias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]