• Carregando...

Curitiba – O chefe da Perícia Médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Curitiba, Simplício Carlos Barboza, conta que os principais problemas que levam à aposentadoria por invalidez são as doenças cardiológicas, do aparelho locomotor e psiquiátricas. Entre os trabalhadores jovens, são mais freqüentes os casos de problemas do aparelho locomotor provocados por acidentes de trânsito ou com armas de fogo e brancas.

Barboza esclarece que os peritos analisam, além da doença, informações como idade, escolaridade e grau de incapacidade do trabalhador para determinar se ele tem direito à aposentadoria. Ele explica que um trabalhador que exerce atividade intelectual e tem um problema do aparelho locomotor não precisa, necessariamente, ser aposentado.

O processo de concessão da aposentadoria começa quando o trabalhador tem algum problema de saúde que o afasta do trabalho por mais de 15 dias. Nessas situações, ele deve procurar o INSS e fazer a perícia para receber o auxílio-doença. Se o médico avaliar que se trata de invalidez, ele pode sugerir a aposentadoria, que deve ser validada por outro perito do instituto. (VF)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]