• Carregando...

O ácido fosfórico que caiu no Rio São João pode causar a morte de peixes. O motivo seria alteração no PH da água causada por esse ácido. Aproximadamente 2 mil litros do produto vazaram na BR-376 após um acidente envolvendo dois caminhões na quinta-feira (22) e parte do produto atingiu o rio.

O químico ambiental Sandro Froehner, professor da Universidade Federal do Paraná, explicou que o produto aumenta a acidez da água e isso diminui a quantidade de oxigênio. "É por isso que os peixes podem morrer. Isso depende também da concentração do ácido na água", afirmou Froehner. O ácido fosfórico é solúvel em água, mas, dependendo da quantidade que chegou ao rio, pode haver impacto ambiental. Os peixes não chegam a ser contaminados com a quantidade do ácido que caiu no rio, esclareceu ele.

O professor afirmou que o produto é tóxico e a água do rio não deve ser ingerida até que se saiba se houve contaminação. "A pessoa não vai morrer por ingerir a água com ácido fosfórico, mas pode ter problemas de saúde – principalmente de pele", afirmou.

O laudo do Instituto Ambiental do Paraná que dirá se houve ou não contaminação e impactos ambientais deverá ser divulgado em 15 dias.

O produto é altamente corrosivo e, se entrar em contato com a pele, pode causar queimaduras. "Com relação ao rio, isso ocorreria se o ácido estivesse bastante concentrado na água", disse Froehner. Ele disse também que o ácido fosfórico não é inflamável. A Polícia Rodoviária Federal havia informado na quinta-feira que o produto é inflamável se for exposto ao calor.

Se houver danos ambientais, o IAP multará a empresa que fazia o transporte da carga, quem vendeu e quem comprou o produto. O valor da multa dependerá do impacto causado.

Interdição da BR-376

A rodovia foi interditada por causa do acidente na quinta-feira (21) por volta das 9h15 e foi liberada por volta das 23 horas. Ninguém ficou ferido na colisão.

Uma das três faixas do sentido SC-PR foi liberada na manhã de quinta-feira para o tráfego dos motoristas que seguiam no sentido em que ocorreu o acidente. Mesmo assim, o congestionamento no sentido PR-SC chegou a aproximadamente 20 quilômetros, às 19h30, de acordo com a PRF.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]