• Carregando...

Uma carteira de cigarros vale um filme

No Shopping Palladium, em Curitiba, será possível trocar cigarros por ingressos de cinema, massagens ou maquiagem, entre outros. As lojas participantes terão uma urna em que os visitantes depositarão cigarros para ganhar os produtos. A ação acontece nesta quinta e sexta, do meio dia às 20 horas.

Ajuda

Pessoas que querem parar de fumar podem se informar sobre onde conseguir ajuda pelos telefones 0800-644-0041 ou 156.

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, nesta quinta-feira (29), atividades de prevenção e de cuidados à saúde voltados aos usuários do tabaco estão programadas para acontecer durante o dia na Boca Maldita, no Centro de Curitiba. As ações ocorrem entre as 9h e as 16h e são organizadas pela prefeitura com apoio do governo estadual.

Os fumantes poderão medir a capacidade pulmonar por meio de um aparelho que funciona como um bafômetro. Mesmo quem é apenas fumante passivo (não fuma, mas convive com fumantes) poderá verificar se têm os pulmões comprometidos.

Quem estiver interessado em parar de fumar poderá consultar locais onde buscar tratamento. A prefeitura tem 53 unidades e outros três espaços parceiros que possuem o programa de controle do tabagismo – que funciona como grupos de apoio, com orientações em grupo, e que pode fornecer medicamentos gratuitos para aqueles que necessitam de ajuda para cortar o vício.Durante o dia também haverá batalhas de rap e oficinas de grafite com a temática do cigarro. Essas ações devem ocorrer por volta das 10h e das 14h na quinta. As outras acontecem durante todo o dia.

Cortina de fumaça

Curitiba não tem muitos motivos para comemorar. A cidade foi apontada como a segunda capital brasileira com mais adultos fumantes (20,2%), segundo levantamento de 2011 do sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde. Em primeiro lugar ficou Porto Alegre (RS). A mesma pesquisa indica que 12% dos curitibanos são considerados fumantes passivos.

A capital também foi enquadrada como a segunda com mais jovens entre 13 e 15 anos que já experimentaram cigarro (32%), de acordo com Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2012, divulgada no último mês de junho pelo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Campo Grande (MS) liderou a lista.

Além disso, dados da Secretaria Municipal da Saúde estima que o câncer de pulmão é a neoplasia que mais mata em Curitiba. O consumo de derivados do tabaco está diretamente ligado a 90% dos 280 registrados na capital em 2011.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]