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Já prevendo um possível desabastecimento em razão da falta de chuva e da previsão de um inverno mais seco, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) defende a redução de 20% no consumo de água em Curitiba e região metropolitana (RMC) – o equivalente a 4 bilhões de litros. A princípio, alcançar a gigantesca meta de redução parece algo distante, mas não é. Se cada pessoa economizar pelo menos 56 litros de água por dia, já será o suficiente para evitar o racionamento.

Para tanto, todos têm que contribuir. Um banho de 15 minutos exige 105 litros de água. Reduzindo o tempo para 10 minutos o consumo cai para 70 litros – uma economia de 40 litros. Quem conseguir tomar o banho em sete minutos já terá cumprido sua cota de economia diária. Senão os outros 16 litros podem ser poupados na hora de escovar os dentes, fazer a barba, lavar a louça, a roupa, entre outros. "Há diversas formas de economizar, independente do perfil e do estilo de vida", diz o coordenador do curso de pós-graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Cristóvão Vicente Fernandes. (veja quadro). "Se cada um fizer a sua parte e se conscientizar da importância de economizar, não teremos problemas", afirma o gerente da Sanepar de Curitiba e RMC, Antônio Carlos Gerardi.

A campanha para o uso racional da água foi lançada esta semana pela Sanepar, pois com a falta de chuvas, desde o início deste ano, e a expectativa de uma estação seca, que se inicia agora e sem previsão de chuvas significativas até setembro, o quadro de estiagem tende a se agravar.

Os reservatórios Piraquara I, Passaúna (localizada em Araucária e Campo Largo) e Iraí (em Pinhais e Piraquara), que abastecem 2,367 milhões de habitantes de Curitiba e região metropolitana, estão, em média, trabalhando com apenas 60% da capacidade normal. O reservatório do Iraí, o mais importante dos três, tem a situação mais grave, já que possui apenas 38% da sua capacidade de armazenamento – o pior nível já registrado até agora. Ainda tem que se levar em conta que o inverno, caracterizado pela estiagem, mal começou.

Assim, a Sanepar passou, nesta semana, a enviar cartas de conscientização para todos os usuários de Curitiba e RMC. Além disso, uma campanha publicitária está sendo preparada e deve começar a ser veiculada nos meios de comunicação nos próximos dias. "Nossa campanha é usuário a usuário. A idéia é tomar banho em ‘um minuto’ e escovar os dentes com a torneira fechada", afirma o presidente da Sanepar, Stênio Jacob.

Assim é bom cada um fazer a sua parte e economizar agora, pois, caso seja mesmo implementado o racionamento, a população poderá até ter de passar por um sistema de rodízio, em que o abastecimento de água será interrompido por até 24 horas, no período de uma semana.

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