• Carregando...

Cientes de que o comando da Aeronáutica se fortaleceu e de que a opinião pública atribui parcela expressiva de responsabilidade pelo caos aéreo aos controladores de vôo, estes passaram a anotar em relatórios diários toda e qualquer anormalidade verificada no decorrer do trabalho. De equipamentos carentes de manutenção a problemas com o software adquirido após o desastre da Gol para corrigir a altitude dos aviões, tudo está sendo registrado como forma de proteção aos sargentos em caso de novo acidente. Em correspondência eletrônica pós-30 de março, um controlador diz a seu colega que o governo tratou a categoria "pior do que os presidiários", pois os acordos depois de motins nas cadeias seria cumpridos.

***

Vento a favor – Durante conversa com líderes da oposição, o procurador-geral da República, Antônio Fernando Souza, ofereceu indicações de que o respeito ao direito das minorias é consagrado no Ministério Público, o que levou os parlamentares à convicção de que seu parecer será pró-CPI do Apagão Aéreo.

Coração de mãe – Organizadores do jantar do PMDB com Lula, hoje, estão preocupados com as adesões de última hora e com os bicões que devem aparecer para o beija-mão do presidente. O que nasceu como uma reunião para cem convidados tinha ontem mais de 200 na lista. Água mole – Depois de tentar encaixar Maguito Vilela na Funasa e na Conab, o PMDB agora indica o ex-senador goiano para a diretoria de agronegócios do BB. Tá podendo – Blairo Maggi (PR) venceu a queda-de-braço com o correligionário Valdemar Costa Neto: o presidente do Dnit será Luiz Antônio Pagot, indicado pelo governador de Mato Grosso. Obra aberta – O PT criou comissão para selecionar os nomes que pretende manter ou emplacar no segundo escalão. Deputados federais, diretórios estaduais e grupos setoriais da legenda, além de movimentos sociais, estão habilitados a fazer indicações. A direção petista estima que a lista tenha até agora apenas 30% de seu tamanho final.

Fogo amigo – Gilmar Sossella (PDT), da base da governadora Yeda Crusius (PSDB), protocolou pedido de CPI dos Pedágios na Assembléia gaúcha. Já o deputado licenciado Ênio Bacci, secretário da Segurança na cota pedetista, protagoniza uma troca de acusações com delegados que pode lhe custar o cargo. Resistência 1 – A escritora Lygia Fagundes Telles e a atriz Irene Ravache estão disparando telefonemas para colegas conselheiros da Fundação Padre Anchieta em busca de apoio para frustrar a intenção do governo Serra de substituir Marcos Mendonça por Paulo Markun no comando da FPA, que administra a TV Cultura de São Paulo. A eleição do novo presidente acontecerá no início de maio. Resistência 2 – Mendonça chegou a receber um recado de Fernanda Montenegro, que estaria disposta a fazer "qualquer coisa" para ajudá-lo. Mas, a quem lhe pergunta, ele tem dito que não disputará o segundo mandato. Matusalém – Em palestra para diplomatas no Rio, o ex-presidente do BNDES Carlos Lessa cunhou a expressão "geriatria do objeto" para definir a precariedade do mobiliário urbano no país. "No Brasil, temos caminhões na estrada com 17 anos de uso", afirmou o economista. Dupla jornada – O deputado Clodovil Hernandes (PTC-SP) aproveitou o horário da sessão e o cafezinho da Câmara, onde não podem entrar equipes de televisão, para gravar uma entrevista com o colega Fábio Faria (PSB-RN) para seu novo programa, "Por Excelência", que vai ao ar em 22 de abril pela nova TV JB.

TIROTEIO

* Do deputado estadual Mário Reali (PT) sobre a atitude do tucano Vaz de Lima, presidente da Assembléia paulista, que recorreu da decisão judicial que determinava abertura de CPI sobre o banco estatal, acusado de beneficiar aliados do ex-governador Geraldo Alckmin.

– Depois de patrocinar o apagão da investigação sobre a Nossa Caixa em São Paulo, o PSDB perdeu a moral para pedir CPI em Brasília.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]