• Carregando...
Maria Christina era uma ativista cultural bastante premiada na área. Ela foi idealizadora do Natal no Palácio Avenida, que completou 20 anos em 2010 | Brunno Covello/SMCS
Maria Christina era uma ativista cultural bastante premiada na área. Ela foi idealizadora do Natal no Palácio Avenida, que completou 20 anos em 2010| Foto: Brunno Covello/SMCS

Diversos artistas, familiares e autoridades prestaram, nesta sexta-feira (3), homenagens à ex-presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Maria Christina de Andrade Vieira, que morreu na quinta-feira (2), aos 60 anos.

O velório foi iniciado por volta das 23 horas de quinta-feira (2). Centenas de pessoas passaram pela Capela Vaticano, em frente ao cemitério municipal, até a manhã desta sexta-feira para homenagear Maria Christina. O prefeito Luciano Ducci (PSB), chegou ao velório por volta das 9h. Foi Ducci quem convidou Maria Christina para presidir a FCC. Ela havia pedido afastamento do cargo na última segunda-feira (30) para realizar um tratamento de saúde.

Houve oração budista e homenagem da Associação Comercial do Paraná (ACP) , onde foi Maria Christina foi a primeira mulher presidente.

Às 11 horas foi iniciada a despedida oficial. Membros da Igreja Messiânica realizaram uma cerimônia. Depois, uma soprano e um violoncelista, sob a coordenação do músico Flávio Stein, executaram uma composição de Villa-Lobos, como pediu Maria Christina.

Terminado o velório, o corpo de Maria Christina seguiu para cremação, somente para familiares, no município de Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba, às 12h.

DoaçõesMaria Christina havia pedido que aqueles que quisessem prestar uma homenagem, ao invés de enviar coroas de flores, fizessem doações ao Hospital Erasto Gaertner, especializado no tratamento de câncer, onde ela recebeu atendimento para tratar a doença. "A coisa que mais a deixaria feliz nesse momento seria essa doação. O câncer é o conteúdo do último livro que ela escreveu e não foi publicado. Agora vamos tentar viabilizar a publicação deste livro que está pronto", conta o filho, Antônio Carlos de O. Dias Filho. Entre os que seguiram a orientação, está o Instituto HSBC, atual responsável pelo Coral do Palácio Avenida, uma criação de Maria Christina. O valor não foi informado.

Biografia

Maria Christina era filha de Avelino Vieira, fundador do Banco Bamerindus, e irmã de José Eduardo de Andrade Vieira, que foi senador pelo Paraná e ministro da Indústria, Comércio e Turismo e da Agricultura. Ela também era tia de Fernanda Richa, mulher do governador Beto Richa.

Profissionalmente, Maria Christina atuava como palestrante, coach e consultora em comunicação e marketing. Ela era uma ativista cultural bastante premiada na área. Entre os inúmeros projetos que conduziu, um dos que obtiveram maior destaque foi o Natal do Palácio Avenida, realizado há 20 anos no mês de dezembro no Palácio Avenida, em Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]