O professor e advogado Gabriel Schulman, especialista na área de saúde, alerta que os planos de saúde têm prazos para a marcação de consultas que devem ser respeitados. O prazo de atendimento para consultas simples, como clínico geral, pediatra e ginecologista, deve ser de sete dias. As demais especialidades têm prazo de 14 dias e os procedimentos considerados de alta complexidade são de 21 dias. Todos esses limites são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Para ser atendido dentro dos prazos é necessário cumprir os períodos de carência previstos no contrato, conforme o tipo do procedimento.
Um agravante é que o plano não tem obrigação de conceder esses prazos para o médico que agrade mais ao usuário, alerta Schulman.
Demora faz usuário de planos ir à Justiça e recorrer ao SUS
Qualidade e lentidão das consultas particulares lideram reclamações. 20% dos clientes tiveram de recorrer ao serviço público
Leia a matéria completa“O plano não vai oferecer o médico que o paciente quer, mas um médico. Aquele médico que a pessoa gosta pode ter agenda só daqui a seis meses, por exemplo”, explica.
A orientação é que o usuário ligue para o plano, que por sua vez irá fornecer outros profissionais conveniados à operadora. Caso ocorra uma indisponibilidade, o usuário terá a garantia de ser atendido dentro dos prazos estipulados.
“A operadora do plano de saúde deve indicar um profissional ou estabelecimento mesmo fora da rede conveniada do plano e custear o atendimento”, informa o professor.
Se mesmo assim não houver disponibilidade de médico no município em que reside o paciente, a operadora terá que indicar algum profissional em outra cidade da região. “O plano também deve garantir o transporte do beneficiário até essa cidade”, alerta Schulman.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora