• Carregando...
O novo centro do Afonso Pena reunirá funcionários de órgãos reguladores presentes nos aeroportos | Divulgação
O novo centro do Afonso Pena reunirá funcionários de órgãos reguladores presentes nos aeroportos| Foto: Divulgação

Estrutura

O Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA) do Aeroporto Internacional Afonso Pena funcionará 24 horas. Veja qual será a estrutura do espaço:

Equipamentos

O centro terá 10 televisores de 55 polegadas ligados às câmeras do terminal já existentes, cada um com computador, e outras 14 cabines com computadores e monitores LCD de 19 polegadas, além de quatro telefones.

Funcionários

O CGA terá representantes das empresas aéreas, de órgãos públicos como Receita Federal, Polícial Federal e Anvisa, e da empresa de ônibus responsável pelo transporte de passageiros no pátio do aeroporto. A Infraero, por meio de dois funcionários, atuará como mediadora do centro.

O Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, passa a contar hoje com um Centro de Ge­­renciamento Aeroportuário (CGA). Já em funcionamento em outros terminais do país, a central instalada pela Infraero será responsável por coordenar e monitorar, em um único lo­­cal, as operações de aeronaves e movimentações de passageiros e bagagens.

A operação do CGA será feita de forma sincronizada com as empresas aéreas e órgãos públicos de fiscalização e controle que atuam nos aeroportos, como Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Po­­lícia Federal e Vigilância Agro­­pecuária. O monitoramento, em tempo real, ocorrerá por meio de televisores e computadores.

A intenção é otimizar o tempo de resposta para eventuais problemas enfrentados por passageiros dentro do aeroporto. Segundo o superintendente da Regional Sul da Infraero, Carlos Alberto da Silva Souza, a implantação do CGA "garantirá uma resposta gerencial rápida e eficiente em benefício aos clientes, antecipando-se aos acontecimentos". Ao detectar filas no saguão, por exemplo, os agentes do centro poderão acionar rapidamente as companhias aéreas para colocar mais funcionários nos balcões e agilizar o atendimento.

Pátio

O CGA também possui um soft­ware especial que auxiliará operadores na alocação diária de aeronaves nas posições de pátio e estada do aeroporto. O programa oferece a visão gráfica da ocupação efetiva e planejada das posições do pátio de aeronaves, com atualizações constantes.

O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, também passará a contar com um CGA a partir de hoje. Já há centros de gerenciamento em Guarulhos (SP), Con­­gonhas (SP), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Confins (MG) e Salvador (BA).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]