Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aeroporto

Afonso Pena registra atraso médio de 1h15 em 35 pousos ou decolagens

Atualizado em 21/11/2006, às 19h15Trinta e cinco vôos, dos 108 previstos até às 18h desta terça-feira, apresentaram atrasos maiores do que 15 minutos em pousos ou decolagens no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. O tempo médio de atraso ficou em 1 hora e 15 minutos. Nenhum vôo foi cancelado. Para esta terça estão previstos 150 vôos.

De acordo com a Infraero, não houve problemas de neblina, chuvas ou com a infra-estrutura aeroportuária durante o dia e que os atrasos não seriam "culpa" deles. A situação nesta terça pode até ser considerada tranqüila, já que na segunda pela manhã a situação foi bem diferente. A tensão foi tão grande qe passageiros da empresa Gol invadindo a pista do Aeroporto em protestando contra os atrasos.

No domingo o caos foi ainda maior, quando um cabo de fibra ótica se rompeu e prejudicou a comunicação entre o Afonso Pena e o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 2). O acidente, causado pelas fortes chuvas que caíram na capital paranaense, foi apontado como a causa dos atrasos do fim de semana.

Os constantes atrasos, que são mais freqüentes do que se imagina, são considerados dentro dos patrões aceitáveis pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo. "Os atrasos atuais são considerados normais. A Aeronáutica aceita atrasos até 30 minutos como totalmente aceitáveis. Alguns um pouco maiores acontecem", afirmou o coronel da Aeronáutica, Paullo Esteves.

Anac opera no limite

O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, disse nesta terça-feira que o sistema aéreo brasileiro opera no limite e que a agência estuda fazer ajustes nos horários dos vôos brasileiros para evitar problemas como os que vêm acontecendo há quase um mês.

A idéia é transferir parte dos vôos dos horários de pico para horários mais calmos, mesmo que eles tenham pouca demanda por parte dos passageiros. Zuanazzi acrescentou que a agência já está fazendo uma revisão de alguns horários dos vôos para desafogar os aeroportos. Segundo ele, já foram feitos 91 ajustes em 1.340 vôos.

Atrasos pelo Brasil

Segundo um balanço divulgado pela Infraero, até as 17h foram registrados atrasos em mais de 45 minutos em 26% (311 vôos) do total de 1.198 pousos e decolagens programados até este horário. Atrasos com mais de 30 minutos atingiram 29,3% ou 351 vôos. Quando são considerados os atrasos de apenas 15 minutos, o número é de 35,9% dos vôos (ou 430). Os atrasos de 15 a 30 minutos são considerados aceitáveis na rotina de vôos.

No Aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade, quatro vôos estavam fora do horário e um foi cancelado. No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, 17 vôos foram cancelados, sendo sete deles internacionais (três para a Argentina, um para o México, um para a Espanha e dois para os Estados Unidos).

No Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, até as 15h20, tinham sido registrados 37 atrasos acima de 30 minutos (12 chegadas e 15 partidas). Cinco vôos foram cancelados, segundo a Infraero. Em Florianópolis, apenas dois vôos atrasaram e não houve cancelamentos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.