• Carregando...
 | Antonio More/ Gazeta do Povo
| Foto: Antonio More/ Gazeta do Povo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está vendendo conhecimento. Ou, pelo menos, alugando-o. Através da Agência da Inovação da instituição, diversos projetos desenvolvidos nos cursos de mestrado e doutorado têm a oportunidade de ganhar aplicação industrial, rendendo dividendo para os pesquisadores e a própria universidade. A forma de parceria utilizada é o edital de licenciamento do direito de uso e exploração. Nele, a empresa vencedora tem o direito exclusivo sobre a patente obtida pela UFPR e, em troca, paga royalties aos detentores da invenção.

Desde o início desse trabalho, mais de 20 pesquisas da UFPR se tornaram produtos, e outras três estão em oferta para a indústria. A fórmula facilita a formalização de parcerias público-privadas e estimula a inovação na academia. "Os pesquisadores entram em contato direto com os desenvolvedores, aproximando os dois processos", explica Emerson Carneiro Camargo, diretor-executivo da Agência de Inovação da UFPR.

Chuveiro

A patente comercializada mais recentemente é o chuveiro de leito desenvolvido pela professora Leila Maria Sarquis, do Departamento de Enfermagem. Em sua pesquisa de doutorado, ela havia observado a dificuldade dos enfermeiros para dar banho em pacientes acamados. A técnica ainda é a mesma usada há centenas de anos: duas cubas d’água são colocadas uma em cada lado da cama e a higienização é feita com uma esponja.

A partir disso, resolveu desenvolver um equipamento que se aproximasse ao banho de chuveiro. Surgiu então a ideia do chuveiro de leito, uma invenção com registro de patente desde 2006. Utilizando uma bolsa de borracha para água semelhante às usadas em aquecimento corporal, é capaz de manter a água aquecida por até 20 minutos. Um chuveirinho semelhante às extensões de chuveiro é colocado na parte de baixo da bolsa e a gravidade se encarrega do resto. "A água é aparada no lençol, trocado em seguida." Um protótipo já foi testado por alunas, com resultados satisfatórios. "Minha linha de pesquisa é voltada para acidentes profissionais. O chuveiro é para contribuir também com a saúde do enfermeiro."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]