• Carregando...

Em 2010, foram registrados mais de mil casos da doença no Paraná

No Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, agentes de saúde percorreram salões de beleza em Curitiba para orientar profissionais que trabalham com objetos cortantes. Este ano, foram registrados mais de mil casos da doença no Paraná.

Para evitar a transmissão da doença para profissionais e clientes, é importante que objetos como alicates e espátulas sejam esterilizados após o uso nos salões de beleza. Nesta quarta-feira (28), vacinas foram aplicadas em salões de beleza da capital juntamente com a distribuição de manuais que ensinam como deve ser feita a proteção.

Hepatites B, C e D são transmitidas pelo contato com o sangue ou por relação sexual sem proteção. De janeiro até julho, foram registrados em todo o estado 627 casos de hepatite B e 380 de hepatite C. A doença do tipo B ataca o fígado e pode ser prevenida por meio de uma vacina de três doses. Para a hepatite C não há vacina.

Em entrevista ao telejornal ParanáTV 2ª Edição, da RPC TV, a secretária municipal de Saúde, Maria Elizabete Ferraz, disse que muitas pessoas possuem o vírus mas não sabem. Segundo ela, algumas pessoas só descobrem que estão contaminadas quando aparecem sintomas como cirrose ou até câncer.

A vacina contra hepatite B fica disponível nos postos de saúde e é gratuita. As grávidas só podem ser vacinadas após o terceiro mês de gestação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]