• Carregando...

Agentes penitenciários de todo o Paraná prometem cruzar os braços durante 24 horas, a partir da zero hora da próxima sexta-feira, em protesto contra a atual escala de trabalho. Hoje, o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Paraná (Sindarspen) deve fazer uma manifestação em frente ao Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico, em Curitiba, durante a reunião semanal do secretariado do governo. O Sindarspen também pretende fazer um piquete na frente do Complexo Penitenciário do Ahú, em Curitiba, na próxima sexta-feira.

Atualmente, a escala de serviço é de 12 horas de trabalho para cada 36 horas de descanso. "Essa escala causa uma perda salarial de R$ 600 para o trabalhador", disse o presidente do sindicato, Glaucio Borba Coelho. "Queremos a escala de 24 horas de trabalho para cada 72 horas de folga", afirmou.

A Secretaria de Justiça e da Cidadania (Seju) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os agentes penitenciários trabalhariam só nove dias por mês, se a escala de serviço por eles reivindicada fosse aceita. Segundo a secretaria, os funcionários que não trabalharem nesta sexta-feira terão o salário descontado. A Seju disse ainda que vai contratar 200 novos agentes penitenciários concursados, a partir de setembro.

Perfil

1,2 mil agentespenitenciários trabalham em unidades prisionais do Paraná.

R$ 2.442,17é o salário atual do agente penitenciário no estado.

12 horas de trabalho para 36 de descanso é a atual carga horária da categoria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]