• Carregando...

Brasília (Folhapress e AE) – Em reunião de quase duas horas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, acertou quarta-feira sua saída do Ministério para ser candidato ao governo do Distrito Federal pelo PCdoB. Agnelo combinou com Lula que sairá no dia 31 de março, data-limite para que os ministros que serão candidatos nas eleições de outubro deixem o governo. Ainda não foi definido o novo titular do Ministério dos Esportes. O cargo deverá continuar nas mãos do PCdoB e a solução poderá ser caseira, com a nomeação do secretário-executivo.

O problema agora é fazer com que o PT do Distrito Federal desista de candidatura própria e apóie Agnelo. O presidente Lula já tinha sido informado das resistências do PT, que quer lançar Geraldo Magela, mas as negociações continuarão. Apesar destas resistências, Agnelo tem dito a interlocutores que terá em Brasília um palanque forte para a campanha de reeeleição do presidente Lula, numa frente de partidos de esquerda, seguindo a orientação do próprio presidente.

Antes de deixar o Ministério dos Esportes, Agnelo quer adotar uma série de medidas. Ele combinou com o presidente Lula a visita inclusive às obras da Vila Pan-Americana, no Rio de Janeiro. Lula deu sinal verde ainda para que o ministro elabore e envie ao Congresso uma lei de incentivo aos esportes, o que beneficiaria os atletas que irão disputar o Pan-Americano de 2007.

Mudanças

A partir de agora, Lula deve acelerar as consultas aos ministros sobre seus planos eleitorais.

Na semana passada, já havia acertado a volta de Tarso Genro para o governo, sendo novamente ministro. Tarso deixou o Ministério da Educação no auge da crise do PT para comandar o partido até a eleição de Ricardo Berzoini como novo presidente nacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]