• Carregando...
Tempo seco aumenta a incidência de problemas respiratórios. Bebês e crianças estão entre os mais atingidos | Antonio Cost /Agência de Notícias Gazeta do Povo
Tempo seco aumenta a incidência de problemas respiratórios. Bebês e crianças estão entre os mais atingidos| Foto: Antonio Cost /Agência de Notícias Gazeta do Povo

Veja dicas para amenizar sintomas que vêm junto com dias secos

- Abrir o banheiro, após tomar banho, pode ser uma alternativa para umidificar um pouco os ambientes da casa. O vapor se espalha para outros cômodos e deixa o ar mais agradável para respirar.

- Para quem não tem aparelhos de umidificação de ar, uma alternativa é deixar toalhas molhadas em cima de cadeiras. Baldes e bacias de água não são indicadas porque podem causar acidentes com crianças.

- No caso de ter rinite, o uso do soro fisiológico nas narinas é recomendado.

- Andar com roupas leves e claras é sempre uma boa dica, porque elas não absorvem todo o calor do sol, que sem a cobertura das nuvens fica com radiação mais elevada.

- Em casa, é preciso deixar os ambientes limpos e arejados. A umidade relativa do ar baixa faz com que tudo fique muito seco. Se alguém for varrer uma casa, por exemplo, o pó levanta e chega ao nariz das crianças, idosos e faz mal até mesmo para adultos.

- Tomar água é fundamental em qualquer época, mas em tempos de baixa umidade a ingestão do líquido precisa de mais atenção. A dica é beber água, e não outros produtos, como sucos ou refrigerantes. Há muito conservantes, como o sódio, nessas bebidas, que retém os líquidos no organismo.

- Ao praticar atividade física, a recomendação é não perder o horário de vista. O período entre o meio dia e as quatro da tarde é quando o tempo fica mais seco e exercícios ao ar livre devem ser evitados nesse horário.

O tempo seco que atinge todo o Paraná nos últimos dias causa problemas às pessoas mais sensíveis a essas condições e deve influenciar o tempo em Curitiba durante todo o mês de agosto – historicamente o mais seco do ano. Durante a semana, a capital teve o registro de 18% no índice de umidade relativa do ar. O padrão aceitável para a saúde humana, conforme a Organização Mundial de Saúde, é de que esse índice seja de no mínimo 60%.

O Instituto Tecnológico Simepar alerta que há condições para que a baixa umidade se repita até o fim do mês. Agosto é, historicamente, o mais seco dos meses – média de 75% na umidade do ar – e com a menor quantidade de chuva – 73 milímetros, em média. "Em agosto temos essas entradas de massas de ar seco e elas acabam influenciando as condições [meteorológicas] por mais tempo" ,diz a técnica em meteorologia do Simepar Vanessa D’avila.

Antes de enfrentar o mês mais seco, no entanto, os curitibanos terão um alívio temporário, segundo Vanessa. Desde o dia 30, quando foi registrado o dia mais seco dos últimos dias, a umidade tem aumentado gradativamente. No dia 31, o índice mínimo foi de 26% e no dia 1º, 31%. "O tempo fica mais seco conforme a temperatura aumenta. O período com menor umidade costuma ocorrer por volta das 13 horas".

Seja para o período seco de agora ou do próximo que deve chegar, Claudete Closs, pediatra da Unidade de Saúde Mãe Curitibana, alerta que tomar muita água ajuda a amenizar os sintomas que aparecem com o ar com pouca umidade. "A respiração fica difícil, piora, por exemplo, para pessoas alérgicas, idosos e crianças. A dica fundamental é tomar muito líquido, e esse líquido, de preferência, é água. É a única coisa que supre realmente a necessidade e que realmente hidrata", aconselha a médica.

Claudete também orienta a não sair de casa nos horários mais quentes, pois o sol piora a condição para as pessoas sensíveis à baixa umidade. "Em casa também é preciso manter sempre com higiene, passando panos úmidos para tirar poeira dos objetos. Se estiver muito seco, é possível colocar toalhas úmidas em cima de cadeiras. É importante tomar muito cuidado e não deixar vasilhas com água espalhados porque pode causar acidente com crianças".

Fim de semana terá chuva no domingo

O fim de semana em Curitiba será de tempo com nebulosidade variável e de chuvas no domingo. Uma frente fria avança do Oeste para o Leste do estado, o que aumenta um pouco a umidade do ar no primeiro dia do fim de semana até chuvas no domingo. As temperaturas permanecem parecidas com as registradas nos últimos dias. O sábado (3) amanhece com 11ºC e tem oscilação até 25ºC. No domingo (4) a mínima deve ser de 10ºC e a máxima de 26ºC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]