• Carregando...

A Secretaria de Agricultura do Estado do Paraná está investigando casos de raiva bovina em Rio do Salto, distrito de Cascavel, região Oeste do Paraná. Nove animais morreram com sintomas da doença na cidade, três já tiveram a confirmação.

O agricultor João Forte acompanhou nesta manhã o trabalho de uma equipe de veterinários da secretaria que teve que sacrificar uma de suas vacas - de nome Fortuna. O animal estava há dois dias deitado se retorcendo com sintomas de raiva - doença que não tem cura.

A suspeita é que nem todos os agricultores da cidade vacinaram o rebalho no período determinado pela secretaria. A raiva é transmitida por morcegos, entretanto, nenhum foi encontrado até o momento.

Segundo reportagem do Paraná TV, a preocupação é para evitar a contaminação do homem - que pode acontecer pelo contato com a saliva do animal. A veterinária da secretaria, Luciana de Monteiro, aconselha: "Como a raiva não tem cura, todos os agricultores que tiveram contato direto com os três animais que morreram com a doença devem procure uma unidade de saúde", disse em entrevista.

Equipes da secretaria estão monitorando as propriedades e os animais que estão com suspeita de raiva e verificando a vacinação. Entretanto, o chefe da secretaria explica que os casos da doença estão dimiuíndo. "Provavelmente os animais foram infectados em dezembro e agora estão desenvolvendo a doença", disse.

Vídeo: a vaca Fortuna está agonizando há dias. Confira na reportagem do Paraná TV

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]