• Carregando...
O deputado Gustavo Gayer (PL-GO)
O deputado Gustavo Gayer (PL-GO)| Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou, nesta segunda-feira (3), uma notícia-crime à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) e Rodrigo Barbosa Arantes, apresentador do programa Três Irmãos Podcast, por declarações consideradas racistas.

Para a AGU, as declarações do deputado e do apresentador sobre a capacidade cognitiva de africanos, durante programa veiculado em 23 de junho, foram discriminatórias. "A manifestação é claramente discriminatória, pois diferencia a capacidade cognitiva de seres humanos considerando a origem africana, continente em que sabidamente a maioria da população é negra, concluindo que não teriam aptidão para compreender regime democrático", concluiu o órgão.

A notícia-crime deverá ser analisada pelo Procurador-Geral da República. O documento foi elaborado pela Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), que surgiu no governo petista com o objetivo de defender autoridades em processos judiciais ou extrajudiciais que envolvam "desinformação sobre políticas públicas".

A Gazeta do Povo entrou em contato com a assessoria do deputado para saber se ele iria se posicionar sobre a notícia-crime, mas ainda não teve retorno. Na semana passada, o parlamentar goiano respondeu a críticas dizendo que sua manifestação foi tirada de contexto. "A completa falta de capacidade da esquerda na interpretação [da] minha fala sobre o QI baixo ser fundamental para criar uma ditadura é a prova cabal de que estou certo", escreveu o congressista em seu perfil no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]