• Carregando...

Ribeirão Claro – A instalação a próprio punho da rede de encanamento de água no patrimônio rural de Três Corações, em Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro, acabou com a dura rotina das 300 famílias que moram no local. Há mais de 90 anos os moradores perfuravam poços artesianos, armazenavam água da chuva e transitavam com baldes de água para garantir o abastecimento.

Há pouco mais de 20 dias, tudo isso é passado. Uma parceria entre a prefeitura e a comunidade garantiu a água encanada nas torneiras das casas dos moradores. Com um investimento de R$ 30 mil, o município comprou 2 mil barras de cano de PVC. A mão-de-obra ficou por conta dos então futuros beneficiários da instalação da rede entre uma mina que fica do alto de um morro até as casas do patrimônio, em 12 quilômetros de encanamento. Sem o acordo, o investimento iria demorar mais um pouco, diz o prefeito de Ribeirão Claro, Francisco Carlos Molini (PSDB). É que o município teria de contrar uma empresa especializada para a obra.

A água chegou ao vilarejo e foi recepcionada com festa pelos moradores. As crianças da Escola Municipal Rural João Teodoro da Silva caminharam um quilômetro para tomar banho na bica, antes de o cano ser ligado ao reservatório de 15 mil litros que vai abastecer a comunidade. Emocionados com a novidade, a comunidade deu uma abraço simbólico na caixa d’água e até rezou em agradecimento. Era o fim de tarefas extras como das professoras da escolinha local. Todos os dias elas traziam da cidade garrafões e jarras com água para matar a sede das 60 crianças. "Foi um momento de muita emoção, em que o coração bate mais forte e a alegria faz marejar os olhos e chorarmos de contentamento", disse o agricultor Pedro Dias, 66 anos, que há 30 mora no local. Ele acha que a água encanada vai melhorar a vida da localidade, "trazendo progresso".

Segundo a diretoria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Ribeirão Claro (SAAE), a vazão da mina será suficiente para atender a demanda de água no bairro e de comunidades rurais vizinhas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]