• Carregando...

Rio – Na véspera da eleição e menos de 24 horas depois do último debate com o adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, apostou em uma virada. "Sinto a onda da virada nas ruas", afirmou, após participar de caminhada pelo Saara, maior área de comércio popular do Rio, no centro, ontem.

"A expectativa é muito boa. A população está consciente de que o Brasil precisa mudar, e é o voto que muda. Precisamos corrigir muita coisa que está errada, e é o povo que constrói o futuro."

Alckmin repetiu ontem o que fizera na véspera do primeiro turno, quando, assim como agora, até mesmo seus aliados duvidavam de sua ida à segunda etapa do pleito. "Alea jacta est. A sorte está lançada", disse. Satisfeito com sua performance no debate da TV Globo, o presidenciável tucano avaliou que o programa pode ter peso na eleição de hoje. "A audiência foi alta, o formato foi interessante porque o eleitor fez perguntas de seu interesse. Eu gostei bastante", comentou antes da caminhada, ao sair do hotel em que ficou hospedado, na Barra da Tijuca.

Acompanhado pelo candidato a vice, senador José Jorge (PFL-PE), pelo vice-prefeito do Rio, Otávio Leite (PSDB), e pelo candidato tucano derrotado ao governo fluminense, deputado Eduardo Paes, Alckmin saiu em busca de votos de última hora ainda em frente ao hotel. À beira-mar cumprimentou populares, tomou água de coco e quase arriscou tirar os sapatos e as meias para molhar os pés no mar. Acabou desistindo.

Bem-humorado, brincou com os jornalistas quando um surfista se dirigiu a ele e afirmou: "Candidato, muita sorte no debate". Educado, agradeceu. Virou-se para os repórteres e comentou: "Acho que ele não está muito ligado na eleição. O debate já foi."

Caminhada

Em seguida, seguiu para o Saara, desta vez sem a companhia de José Jorge. Ao longo da caminhada cumprimentou eleitores, ouviu elogios sobre sua postura no debate da Globo e palavras de confiança. Apesar de as pesquisas apontarem vitória de Lula hoje, Alckmin avisou: "Eu tenho fé. Eu acredito. Confiança na eleição amanhã (hoje)." O presidenciável tucano arriscou um balanço de sua campanha. "Toda campanha tem erros e acertos. Eu convivi com o povo e quando a gente ouve mais, erra menos, acerta mais. A nossa mensagem está chegando lá."

No corpo a corpo com cariocas, disse que se sentia em casa no Rio. "Eu sou do Vale do Paraíba. Meu coração é metade paulista e metade fluminense." Terceiro maior colégio eleitoral do país, Alckmin disse ter escolhido o Rio para encerrar sua campanha pois o estado representa "a síntese do Brasil, a alma brasileira". Na passagem pelas lojas de comércio popular, Alckmin se deparou com uma bruxinha inflável. Um tucano brincou: "Cuidado com a bruxa." Outro, completou: "Quem sabe a bruxa não mexe o caldeirão e o Alckmin vira."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]