• Carregando...

Curitiba – O candidato Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu ontem em Curitiba, se eleito, encaminhar duas propostas para o Congresso nos primeiros dias de seu governo: reforma política, exigindo a fidelidade partidária e a criação do voto distrital; e a reforma tributária, com prioridade, segundo o tucano, para a unificação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Cada estado tem sua lei com critérios para cobrar o imposto. Numa segunda etapa, Alckmin fala em criar o Imposto sobre Valor Agregado (IVA). As propostas do candidato do PSDB não são novas.

A unificação do ICMS é discutida no Congresso desde 1992. O então deputado federal Germano Rigotto, hoje governador do Rio Grande do Sul, apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 110, que tramita há 14 anos sem ser votada. A maior dificuldade é chegar a um acordo para atender aos interesses de cada governador. Já a fidelidade partidária é debatida desde 1995. A deputada Rita Camata apresentou a PEC 42. Onze anos depois, ela ainda está na pauta de discussão na Câmara.

Alckmin chegou a Curitiba na hora do almoço e seguiu direto para a sede social do Paraná Clube, na Vila Guaíra. Ele participou de um almoço com prefeitos, lideranças políticas e empresários paranaenses.

No seu discurso para, segundo cálculos dos organizadores, 3.500 pessoas, o candidato ressaltou a importância do país voltar a crescer.

"O único mecanismo para segurar a inflação é o juro alto. A taxa de juros brasileira é a maior do mundo, o que acaba valorizando a nossa moeda e tira competitividade das nossas empresas. É um círculo vicioso", afirmou Alckmin.

O tucano posou para várias fotos com candidatos a deputado estadual e federal. Ele recebeu propostas de reivindicações da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), da Associação Comercial do Paraná (ACP) e outra dos prefeitos paranaenses. O candidato não conseguiu almoçar. Depois de conversar com os jornalistas, seguiu em carreata para a Boca Maldita, no centro da capital.

Lá, tomou cafezinhos, deu autógrafos, tirou mais fotos, segurou uma criança no colo, apertou mãos e abraçou eleitores. Por volta das 16 horas, Geraldo Alckmin fez uma visita ao presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão. Hoje, o candidato faz campanha em Tocantins.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]