• Carregando...

Campina Grande – Em campanha para se tornar conhecido no Nordeste, o pré-candidato à presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, repetiu ontem a atitude do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, quando candidato à reeleição. Na mesma cidade, em Monteiro, no sertão do Cariri, a 263 quilômetros de João Pessoa, Alckmin comeu buchada de bode com pirão, ao som de repentistas que o chamaram de futuro presidente.

Também afagou um jumento, todo enfeitado, que iria abrir a final da sexta corrida de jegue do município, em Zabelê, município de menos de dois mil habitantes, a 20 quilômetros de Monteiro. O pré-candidato assistiu ainda a uma apresentação de reizado – folguedo popular e religioso – na nave da igreja de Nossa Senhora das Dores, padroeira do local. Ali também ouviu Sandra Belê cantar aboios e canções ligadas ao sertão nordestino.

Alckmin chegou a Zabelê sob chuva, que não caía há quatro dias na região. Ele próprio considerou o fato como um "bom presságio". Por causa da chuva, ele não pôde esperar para ver a disputa dos jegues, pois tinha de pegar o avião de volta para Campina Grande, onde, no fim da tarde, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) o encontrou no aeroporto para levá-lo a Juazeiro do Norte, no Ceará.

Na intensa programação de menos de 24 horas na Paraíba, iniciada no sábado à noite, Alckmin recebeu declaração de voto do vocalista da banda baiana Chiclete com Banana, Bell Marques. O tucano acompanhava do camarote do Governo do Estado o desfile dos trios elétricos na Micarande (carnaval fora de época), quando, em meio a foguetório e chuva de papel picado, Bell deu uma pausa na música. "Alckmin, estamos com você; é bom ter um dirigente à altura do país", disse. A festa reuniu 200 mil pessoas em quatro dias. "Sou chicleteiro com muita alegria", afirmou Alckmin em seguida.

Ao lado de Cássio Cunha Lima, o pré-candidato foi cumprimentado, abraçado e assediado por eleitores, especialmente os do sexo feminino.

Ele manteve o jeito contido e deu tom de seriedade à comemoração dos correligionários, que garantiam que Bell Marques nunca tinha assumido seu voto daquela forma. "É uma festa popular, importante para o turismo e para a economia, fonte de emprego e renda", avaliou, ao destacar a influência do seu novo cabo eleitoral entre os jovens.

A maratona de Alckmin no dia de ontem foi entremeada de sessões de fotos com políticos e eleitores. Ela teve início com um café da manhã no centro de convenções do Hotel Garden, onde o candidato tucano foi apresentado com muitos elogios por Cássio Cunha Lima para uma platéia que incluiu 13 deputados estaduais e dois federais, além de vereadores e prefeitos da região da Borborema, que tem pólo em Campina Grande e abrange 42 municípios.

Depois, Alckmin visitou o bispo diocesano dom Jaime Vieira da Rocha, caminhou pelo centro da cidade, cumprimentou transeuntes e tomou cafezinho, antes de pegar o avião para o Cariri. "A visita foi muito proveitosa", avaliou, ao ressaltar as informações recebidas sobre a região, e enumerar algumas das medidas necessárias para o semi-árido, como o tratamento diferenciado, ênfase na saúde, educação, criação de emprego, apoio ao pequeno agricultor e ao microempresário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]