• Carregando...

Os acessos aos principais pontos turísticos do Rio não foram abertos à visitação de turistas neste sábado (17) por causa da chuva constante que cai sobre a cidade. A medida preventiva foi adotada pela direção do Parque Nacional da Tijuca.

O trem do Corcovado, que dá acesso ao Cristo Redentor, não funcionou. Também amanheceram fechados os acessos à Vista Chinesa e à floresta dentro da área do Parque Nacional da Tijuca, como as Paineiras. A expectativa é que o parque seja reaberto neste domingo (18).

Segundo o diretor do Parque Nacional da Tijuca, Bernardo Issa, a decisão de fechar os pontos turísticos foi tomada a partir de informações do Alerta Rio, que desenvolveu um protocolo estabelecendo os índices pluviométricos críticos.

Com base nesses índices, o parque fecha por questão de segurança ou se mantém em funcionamento. A medida passou a ser seguida desde as chuvas de abril, que causaram transtornos em áreas do parque.

Bernardo Issa disse ainda que, na sexta-feira (16), às 19h30, a precipitação acumulada em 96 horas já era de 130 milímetros de chuva, o que está acima do suportável, ou seja, oferece risco.

Mas o diretor do parque explicou que esse critério de fechamento é estabelecido de acordo com o tipo de chuva. Para a reabertura, vai ser feita uma nova avaliação no fim da tarde deste sábado e amanhã cedo, sempre obedecendo os critérios do Alerta Rio.

Ele informou que a equipe do parque percorreu toda a área verificando os trechos onde houve deslizamentos de terra e não constatou nenhuma ocorrência grave até o momento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]