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Equipamentos de fiscalização em vias de baixa velocidade são raros | André Rodrigues/Gazeta do Povo
Equipamentos de fiscalização em vias de baixa velocidade são raros| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

Segurança

Resistência ao uso do cinto preocupa

Fazer motoristas e passageiros usarem o cinto de segurança é uma preocupação para as autoridades. O diretor da Escola Pública de Trânsito da Setran, Cassiano Novo, explica que muitos motoristas e passageiros ainda não usam o acessório, inclusive nos bancos traseiros. Há quase duas semanas, dois passageiros de um táxi morreram em um acidente no Centro de Curitiba. As vítimas estavam no banco de trás do táxi e não usavam o cinto.

Deixar de usar o equipamento, no entanto, não está entre as dez infrações mais fiscalizadas. A infração representa 0,66% de todas as notificações aplicadas pelo município, ou seja, 4.856 motoristas foram notificados por isso.

De acordo com Novo, as pessoas têm uma percepção equivocada de que o banco da frente servirá de proteção para quem está atrás. A verdade é que sem o uso do cinto no banco de trás, o corpo é projetado rapidamente para frente, e com um peso grande. Normalmente, acaba machucando a pessoa que está na frente também. Conforme explica Novo, se alguém com 80 quilos for projetado em um acidente em que o carro está a 80 km/h, o peso da pessoa será de mais de seis toneladas.

Em 2014, a prefeitura de Curitiba planeja focar mais no tema velocidade, já que no ano passado o mote das campanhas educativas era a mistura álcool e direção. "Temos trabalhado para criar uma cultura de respeito à velocidade da via", explica.

Segundo Novo, é importante que a fiscalização também contemple as velocidades mais baixas. Em frente a escolas, por exemplo, onde é permitido dirigir até 30 km/h, não há equipamento de fiscalização.

O excesso de velocidade corresponde a 41% das 731.955 notificações de trânsito aplicadas em Curitiba pelos agentes da Secretaria Municipal de Transito (Setran) em 2013. Essa imprudência do motorista curitibano encabeça uma lista, divulgada pelo município, dos dez principais motivos que levam o agente a aplicar a punição. Do total de notificações, 76% viraram multas após passarem por recursos dos motoristas.

INFOGRÁFICO: Confira quais são as principais infrações de trânsito cometidas pelos curitibanos

O dado revela uma certa resistência dos condutores em manter o velocímetro compatível com a pista. Para Iara Thielen, psicóloga do Núcleo de Psicologia do Trânsito da UFPR, o número de infrações apresentadas pela Setran é referente às mais fiscalizadas. Portanto não significa necessariamente que são as mais recorrentes. Apesar da ressalva, ela acredita que a recusa em mudar de comportamento está diretamente ligada à fuga de responsabilidade sobre a infração.

"O motorista nunca admite que seu comportamento seja parte do problema", diz a psicóloga. De acordo com ela, é preciso que os condutores admitam a culpa e comecem a mudar. Iara explica que a atitude do infrator é uma consequência da educação de trânsito com falhas. Neste caso, ela defende as punições.

Entre as dez infrações mais registradas estão duas que representam a alta velocidade. A campeã é a "transitar em velocidade 20% maior que a máxima permitida". A oitava colocada é "transitar em velocidade entre 20% e 50% superior a máxima permitida". O total das duas somadas representa a porcentagem de 41%.

Na avaliação de Iara, é fundamental que o poder público, junto com a sociedade, atue em várias frentes. Além das campanhas, aumentar a fiscalização e trabalhos mais específicos com grupos é fundamental para transformar o comportamento do motorista.

Queda

As notificações aplicadas pelos policiais militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) diminuíram 32,8% entre 2012 e 2013 em Curitiba. A unidade encerrou ano passado com 44.052 notificações, enquanto que no ano anterior havia registrado 65.618. As notificações da PM e da Setran são feitas de forma separada até porque a polícia é órgão fiscalizador do estado e a secretaria, da cidade.

Colaborou Adriana Czelusniak

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