• Carregando...

Respiração profunda

Tire poucos minutos do seu dia para respirar profundamente. Bem oxigenado, o organismo se reequilibra e a mente se estabiliza. "Além do benefício da respiração, essa pausa ajuda para que a pessoa coloque as ideias no lugar, reflita um pouco e, quem sabe, encontre soluções", diz a professora de ioga Paola Palu.

O bem-estar das flores

A terapia floral acredita que determinadas flores têm propriedades energéticas e que ajudariam a equilibrar o organismo, harmonizando as emoções. "A terapia floral pretende mudar a atitude das pessoas por meio das vibrações positivas", afirma a terapeuta floral Adriana Arantes Haneuer.

Agulhadas para melhorar os ânimos

A acupuntura funciona como uma "ordenha" do sistema nervoso. O tratamento é feito uma ou duas vezes por semana, pode se estender por 3 a 4 meses e deve ser levado em paralelo com uma dieta equilibrada e atividade física. "A acupuntura provoca um nervo periférico na superfície do corpo para desencadear reações funcionais no sistema nervoso. Com isso, o corpo reage e retoma sua função normal, produzindo o que está faltando ou inibindo o que está em excesso", explica o médico presidente do Colégio Médico de Acupuntura do Paraná, Mauro Carbonar. "No caso da ansiedade, o organismo está produzindo exageradamente, e no caso da depressão, está produzindo de menos", explica.

Exercícios para o corpo e a mente

Fazer atividade física libera endorfinas, substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. "Mas é preciso que seja uma atividade aeróbica, cíclica, com duração mínima de dez minutos e que trabalhe grandes grupos musculares. Como bicicleta, caminhada ou natação", exemplifica coordenador do departamento de esportes do curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Luiz Carlos Pi-Flores.

Gotinhas de equilíbrio

A homeopatia trata o paciente promovendo o equilíbrio do organismo. "A diferença da homeopatia para a alopatia é que uma trata o sintoma enquanto a outra vai buscar a causa. Não usamos um medicamento único. A dose, a administração e os resultados são diferentes para cada paciente. É algo muito mais individualizado. Tratamos doentes e não doenças", defende o presidente da Associação Paranaense de Homeopatia, Jaime Simões. Segundo ele, nos casos de depressão ou ansiedade, o ideal é que seja administrada em conjunto com a psicoterapia, de forma que o paciente mude sua forma de ver as coisas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]