• Carregando...

O bairro Alto da Glória, em Curitiba, agora conta com uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas - A UPA Matriz. O espaço foi instalado nos dois primeiros andares do prédio anexo ao Hospital de Clínicas (HC) e ainda é desconhecido por muitos moradores da região. A UPA estará em pleno funcionamento após a inauguração, que está prevista para o mês de junho, ainda sem data definida.

Segundo a coordenadora médica da UPA Matriz, Nicole Garcia, a unidade ainda está em fase de ajustes de fluxos internos e adaptação da retaguarda do HC. Estão sendo atendidos, principalmente, os pacientes levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). Mas a coordenadora garante que a UPA já funciona a portas abertas: "Todo paciente que chega é atendido, não mandamos ninguém embora. Mas a unidade ainda está com pouco movimento porque não foi divulgada nem inaugurada." Desde 16 de maio, data de sua implantação, a UPA Matriz atendeu 500 pessoas.

A unidade conta com cinco leitos de emergência e 14 de internação. A equipe, de acordo com coordenadora, é formada por 28 enfermeiros, 60 técnicos de enfermagem, 28 assistentes administrativos e 55 médicos, todos funcionários concursados da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (FEAS).

O quadro de colaboradores é próprio e a UPA Matriz funciona de forma independente do HC. O hospital fez um contrato com a prefeitura para ceder o espaço e dar apoio ao diagnóstico, com exames de laboratório, e à retaguarda, com leitos de internação. Em caso de greve do HC, apenas essas áreas ficariam prejudicadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]