• Carregando...

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Moacyr Fadel (PMDB), tomou posse, na segunda-feira (7), cobrando maior investimento do estado em transporte escolar. A cerimônia de posse foi realizada na Assembléia Legislativa, com a presença do governador Roberto Requião (PMDB), do ex-governador Germano Rigotto (PMDB), além de prefeitos e deputados paranaenses.

Para o novo presidente da AMP, que é prefeito de Castro, os recursos destinados a cobrir gastos do transporte escolar estadual – arcado pelos municípios – precisam ser melhor distribuídos. Segundo Fadel, há municípios que recebem recursos com base na quantidade de alunos da rede estadual, mas gastam pouco com o transporte, já que a distância a ser percorrida é pequena. "Mudando os critérios as prefeituras vão receber pelo que realmente gastam", disse. A AMP pretende buscar uma fórmula ponderada para o cálculo dos repasses, que combine a quantidade de quilômetros rodados e o volume de alunos transportados.

Fadel afirma que a proximidade que tem com o governo do estado deve facilitar as negociações dos repasses. Segundo a assessoria da AMP, o presidente da entidade deve se reunir nos próximos dias com o secretário de Educação, Maurício Requião, para negociar a liberação de parte dos recursos do transporte escolar para este ano.

Durante a posse, o governador Requião não quis comentar as reivindicações sobre transporte escolar. Em seu discurso, preferiu recomendar que a AMP feche o foco de suas lutas nas discussões tributárias, dizendo que está na hora de se pensar no restabelecimento da possibilidade de investimento de estados e municípios, por meio de uma participação maior nas receitas da União.

Leia a reportagem completa no site da versão impressa do jornal Gazeta do Povo (conteúdo restrito para assinantes)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]