• Carregando...

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta segunda-feira o edital do leilão de energia nova para entrega a partir de 2014 (A-3), marcado para 17 de agosto, e fixou o preço-teto da energia em 139 reais por megawatt-hora (MWh).

Vence aquele que se dispuser a vender a energia pelo menor preço.

Participarão desse leilão usinas hidrelétricas, centrais eólicas e termelétricas movidas a biomassa ou gás natural. A energia deverá ser entregue aos distribuidores a partir de março de 2014.

A expansão da usina hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira (RO), também poderá participar do leilão. O preço-teto nesse caso ficou em 102 reais por MWh. A usina pretende aumentar sua capacidade em 450 MW.

A Aneel também aprovou o edital do leilão de energia de reserva marcado para 18 de agosto. Essa licitação é direcionada a centrais eólicas e usinas de biomassa. O preço-teto ficou em 146 reais por MWh.

A energia de reserva funciona como um colchão de segurança do sistema. Ela fica em "stand-by" para ser acionada em caso de necessidade.

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu, para ambos os leilões, cadastros de 582 empreendimentos interessados em participar, que somam uma potência instalada de 27.561 megawatts (MW).

Somente as usinas termelétricas a gás, inscritas no leilão A-3, somam 30 projetos, capazes de gerar 10.871 MW. "Este leilão vai significar o retorno do gás natural aos leilões de energia", comentou na reunião o diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]