• Carregando...

A implantação de um anel viário ao redor do centro de Curitiba, projeto anunciado no ano passado pela prefeitura, deve atrasar cerca de nove meses. As obras deveriam ser entregues neste mês, de acordo com o cronograma inicial. Mas o projeto, concebido para desviar o tráfego do anel central e aliviar o trânsito dentro dele, sequer entrou na etapa de licitação. O primeiro anel viário da cidade vai ser formado por um sistema binário de vias, com sentido horário e anti-horário (veja infográfico).

O atraso na implantação do anel ocorreu porque os estudos das ruas que farão parte do traçado demoraram mais do que o previsto, justifica Edson Seidel, assessor do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o órgão da prefeitura responsável pelo projeto. Segundo ele, era preciso fazer levantamentos topográficos e da pavimentação das ruas – todas com grande fluxo de carros, o que exigiu que os levantamentos de campo tivessem que ser realizados somente em horários de pouco movimento ou aos fins de semana.

A fase de estudos do anel viário, porém, já foi concluída. Agora, explica Seidel, a prefeitura está enviando toda a documentação e o projeto técnico ao governo do estado, que deve financiar integralmente a obra por meio do programa Paranacidade, da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano. O custo do projeto é de R$ 17,5 milhões.

Leia mais sobre as mudanças no trânsito de Curitiba no site da versão impressa da Gazeta do Povo (conteúdo exclusivo para assinantes)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]