• Carregando...

jwplayer("video_jwplayer").setup({ file: "http://www.gazetadopovo.com.br/videos/wp-content/uploads/2012/01/ONLINE-animais-zoo.mp4", primary:"html5", advertising:{ client: "googima", admessage: "Esta publicidade termina em xx segundos.", skipbutton: "Pular", skipmessage: "teste", tag:"http://pubads.g.doubleclick.net/gampad/ads?sz=400x300&iu=/7601/gp/videos&ciu_szs=782x90,990x90,300x250,300x600&impl=s&gdfp_req=1&env=vp&output=xml_vast2&unviewed_position_start=1&cmsid=1222&vid=http://www.gazetadopovo.com.br/videos/?p=19745&url=[referrer_url]&description_url=[description_url]&correlator=[timestamp]" }, image: "http://www.gazetadopovo.com.br/videos/wp-content/uploads/2012/01/ONLINE-animais-zoo.jpg", width: "590", height: "371", ga: { idstring: "EMBED: Aprenda a amenizar agrotóxico de alimentos" } }); ]]>

Animais do Zoológico de Curitiba tiveram um reforço na dieta para enfrentar o verão. Sorvetes especialmente preparados foram incluídos no cardápio de macacos, ursos, leões, entre outros bichos.

Frutas doces, como a manga, são batidas no liquidificador e a polpa é congelada. Depois de algum tempo o sorvete está pronto. Não há adição de açúcar. Esse é a receita no caso dos primatas, por exemplo. Os felinos – como leões e onças – recebem sorvetes feitos com carne.

O sorvete é adaptado também para os ursos. Parte da polpa de melancia é retida. Outras frutas e gelo formam o novo recheio.

A bióloga e chefe da Divisão de Zoológicos da prefeitura de Curitiba, Tereza Cristina Castellano Margarido, explicou que a ideia do sorvete é refrescar e também divertir os animais. "Tentamos diminuir a rotina dos animais que vivem em cativeiro. O sorvete é uma das medidas", afirmou.

Mudanças no habitat dos bichos também são feitas para quebrar a rotina. No inverno, por exemplo, o chimpanzé gosta de tomar chá. As jaulas também são aquecidas para proteger os animais do frio.

Saúde dos animais

Nenhum tipo de alimento pode ser dado aos animais pelos visitantes. A saúde deles pode ser comprometida pelo gesto ou até pode resultar na morte dos bichos. Eles não podem ingerir os produtos feitos para humanos. O sorvete, por exemplo, é especialmente preparado para eles.

Já houve casos de pessoas que alimentaram primatas e os animais morreram. A pessoa tinha herpes labial e o vírus presente na saliva da pessoa foi transferido ao macaco. Ele desenvolveu encefalite e não resistiu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]