• Carregando...
Garagem: reparos urgentes | André Rodrigues/Gazeta do Povo
Garagem: reparos urgentes| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

O edifício onde funciona a garagem das locomotivas – localizado no final da Avenida Silva Jardim, ao lado da rodoviária – é o primeiro em Curitiba construído com concreto armado e feito para resistir a abalos sísmicos, justamente para aguentar por anos a fio o movimento pesado do entra e sai das locomotivas. Ele é tombado pelo Patrimônio Federal e deve ser restaurado até o final do ano.

O projeto inicial para verificar a situação atual do prédio é feito pela arquiteta Maria Lucia Vianna Baptista e pelo engenheiro civil José Gaspar dos Santos Lima. Ambos fizeram um raio X do prédio, com imagens em 3D (por meio do escaneamento a laser) e conseguiram verificar que a edificação sofre com problemas estruturais e precisa de reparos urgentes.

Hoje, os três arcos que compõem o estacionamento são divididos (exatamente ao meio, em uma linha imaginária) pela ABPF e pela Serra Verde Express – que estaciona a litorina no local. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), regional Paraná, existem várias entidades interessadas em usar o espaço, como o Senai e o Instituto Federal do Paraná. "Será condição sine qua non. Quem quiser ficar com a concessão do espaço, terá de restaurá-lo", explica o superintendente do Iphan-PR, José La Pastina Filho. A escolha deve ocorrer até o fim do ano. (PM)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]