• Carregando...
Fórum da Pessoa Idosa convocou os candidatos: compromisso público com a população mais velha | Rodolfo Bührer/ Gazeta do Povo
Fórum da Pessoa Idosa convocou os candidatos: compromisso público com a população mais velha| Foto: Rodolfo Bührer/ Gazeta do Povo

Acessibilidade e mais atenção à saúde da terceira idade são plataformas comuns nas campanhas dos candidatos à prefeitura de Curitiba. Essas foram as principais propostas apresentadas durante o encontro promovido pelo Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa (FPPPI) de Curitiba e região metropolitana. Metade dos candidatos assinou cartas de compromisso com as políticas públicas dirigidas aos idosos. Beto Richa (PSDB) e Gleisi Hoffman (PT) enviaram representantes: Homero Giacomini, coordenador do plano de governo do prefeito, e Antônio Borges dos Reis, vice-prefeito da chapa da candidata. Fábio Camargo (PTB) e Lauro Rodrigues (PT do B) não compareceram ao encontro realizado na última terça-feira, no auditório da Uninter, no centro da capital. As cartas foram assinadas por Bruno Meirinho (PSOL), Ricardo Gomide (PC do B), Carlos Moreira (PMDB) e Maurício Furtado (PV).

Esta foi a segunda vez que o Fórum convocou os candidatos a cargos eletivos para assumirem publicamente seus compromissos de desenvolver políticas públicas voltadas à terceira idade. Na eleição para o governo do estado em 2006, todos foram convidados a expor suas propostas. Na época, a Caminhada dos Cabeças Brancas, evento realizado todo ano em homenagem ao Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, protocolou as propostas na prefeitura e no Palácio Iguaçu. "Tivemos algumas conquistas, como a construção do Hospital do Idoso. Mas ainda temos muitas reivindicações a serem atendidas, como a criação de uma secretaria municipal do idoso", explica a secretária executiva do FPPPI, Edilmeri Sprada.

Desta vez, cada candidato teve dez minutos para expor suas intenções a respeito da população acima de 60 anos. Todos defenderam a necessidade do respeito e integração do idoso, bem como a defesa de seus direitos, mas foram raras as propostas concretas de atendimento à faixa etária. Carlos Moreira defendeu algumas ações, a maior parte na área da saúde: ampliação da rede de referência no atendimento do idoso, além da qualificação das demais unidades que também recebem pacientes da terceira idade; criação de casas de repouso públicas; apoio a centros de integração e convivência e a criação do manual da saúde do usuário do sistema municipal, com orientação para exames preventivos. O candidato também deu ênfase à prevenção como ação prioritária na secretaria municipal da saúde.

As condições das calçadas da capital dominaram a maior parte das exposições. Pisos escorregadios, uso do petit-pavê, buracos, pedras soltas e a até a falta de calçamento colocam em risco a integridade física dos pedestres, em especial os idosos, que têm o equilíbrio mais instável. E as fraturas e seqüelas de acidentes desse tipo são risco de vida para as vítimas. O aposentado José Felix Neto, de 68 anos, torceu o pé enquanto caminhava para pegar o ônibus nas redondezas do Passeio Público, há mais de um ano. "Tem áreas boas para circulação, mas há lugares onde é preciso colocar uma tábua para passar pelo buraco", observa.

Borges dos Reis, o vice de Gleisi, lembrou que a prefeitura não cumpre a lei municipal de sua autoria, aprovada durante seu mandato como vereador, que determina o uso de pisos antiderrapantes nas calçadas novas da cidade.

A defesa da prefeitura foi feita por Giacomini: nos últimos quatro anos, disse, foram construídos 270 quilômetros de calçadas. E a administração municipal avançou na defesa dos direitos dos idosos, com a instalação do Conselho Municipal do Idoso e a criação do Fundo Municipal do Idoso. Criado em 2006, o Fundo foi regulamentado no ano seguinte e está em processo de cadastramento das entidades para liberação de recursos. Para 2008, estão previstos no orçamento R$ 250 mil, que ainda não foram destinados a nenhuma entidade, de acordo com a secretária executiva do Conselho Municipal do Idoso, Léa Cardoso da Silva.

Giacomini citou ainda os programas de acompanhamento a grupos de hipertensos e diabéticos, realizados pelas unidades básicas de saúde, e o Hospital do Idoso, em fase final de construção, como um centro de referência da gestão municipal no atendimento à terceira idade. "Além de assistência, o hospital vai dar atenção especial à formação de cuidados aos idosos, tanto de familiares como de profissionais", disse.

Para o candidato Maurício Furtado, do PV, as solicitações de atendimento à população idosa ainda estão em níveis básicos. "Acessibilidade e saúde já deveriam estar garantidas", observou. Gomide chamou a atenção para a atuação dos conselhos municipais, que viabilizam a participação popular nas decisões da gestão pública, e cobrou transparência no orçamento municipal. Bruno Meirinho convocou os mais velhos a ampliar a participação na atividade política. "É o que vai ajudar o idoso a usar a sua experiência para evolução da sociedade".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]