• Carregando...

Um veículo dos 11 que tiveram licenças de táxi entregues para poder começar a circular em Curitiba estava na rua na manhã desta quinta-feira (16). Os outros 10 taxistas, já licenciados, ainda trabalhavam nos últimos detalhes para poderem rodar. É preciso que eles providenciem o emplacamento do carro e a instalação e aferição do taxímetro pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). No total, 750 novos táxis foram licitados e a expectativa da Urbs é que até o fim de maio todos estejam em atendimento na capital.

Para ter a outorga entregue, os motoristas classificados na licitação precisam ter antes feito um curso para a formação do taxista. O carro precisa estar plotado (pintado com a cor laranja e com os adesivos que caracterizam o serviço) e pode circular sem a placa vermelha por no máximo 30 dias. A partir do momento em que está pintado e com o taxímetro em funcionamento com a devida aferição, ele já pode começar a andar com passageiros. A assessoria de imprensa da Urbs informa que faz uma força-tarefa para atender os taxistas o mais rápido possível e agilizar o início da circulação dos veículos.

A Urbs esclarece que no primeiro dia de liberações de outorga, mais de 100 taxistas foram ao local para buscar esclarecimentos sobre o que é preciso fazer nesse último passo antes de começarem de fato a trabalhar com o táxi. Pela falta de documentos de alguns ou pelo fato de estarem apenas buscando informações é que apenas 11 conseguiram obter a autorização final. Atualmente há 640 habilitados e os outros 110 que ainda devem ter confirmadas a classificação na licitação após a fase de recursos (totalizando os 750 novos taxistas).

Frota

A atual frota de táxis em Curitiba é de 2.252 veículos, a mesma desde a década de 1970. Com as novas licenças, o total será de 3.002 carros. Para tentar diminuir as filas pela espera por táxi em Curitiba, o prefeito Gustavo Fruet (PDT) determinou, no ano passado, que 100% da frota precisa estar operação nos horários de pico. No mesmo decreto, a prefeitura obriga o funcionamento do táxi por no mínimo 12 horas por dia, com direito de cada taxista cadastrar dois motoristas auxiliares. A estimativa da prefeitura é de que as medidas tenham aumentado em 30% a oferta do serviço de táxi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]