• Carregando...

Apesar dos números recordes registrados no mapa da violência urbana em Curitiba, com 8.569 ocorrências de furto e roubo de janeiro a março de 2016, 37 dos 75 bairros da capital apresentaram dados “otimistas” no último balanço. Se a base de medida for apenas furtos, 31 bairros melhoraram de situação no comparativo com os três primeiros meses de 2015. Já as estatísticas para roubos, quando há presença de imposição física ou psicológica, o típico assalto, caíram em apenas 17 regiões da cidade - ou seja, aumento ou manutenção em 58 bairros da cidade.

Furtos

Se os dados forem separados exclusivamente para furtos dos 31 bairros que registraram diminuição nessa modalidade, a melhora no índice cai para 20: Abranches, Ahú, Alto da Glória, Alto da Rua XV, Atuba, Augusta, Batel, Boqueirão, Cabral, Campo do Santana, Centro Cívico, Cristo Rei, Hauer, Hugo Lange, Juvevê, Lindóia, Santa Quitéria, São Braz, São João e Xaxim.

Os números mais expressivos destacam o Ahú, com diminuição de 35,4% furtos em relação a 2015, de 82 para 53 registros; e São João, com variação expressiva de 88,9%, de 9 para apenas um caso em 2016.

Roubos

A variação negativa de roubos aconteceu em 17 pontos da cidade, exclusivamente em 6 localidades: Fazendinha, Jardim Social, Pinheirinho, Santa Cândida, São Lourenço, Taboão. Os demais 9 bairros registraram dados melhores em relação a 2015 nos dois módulos, furtos e roubos. São eles: Bacacheri, Bigorrilho, Bom Retiro, Botiatuvinha, Mercês, Orleans, Santa Felicidade, Vila Izabel e Vista Alegre.

As maiores diminuições ocorreram em Orleans, 34,4%, de 32 assaltos para 21, e no Bigorrilho, com 38,8%, de 116 para 71. Em nenhuma outra localidade o percentual ultrapassou 30%.

Localidades “em branco”

Os bairros de Lamenha Pequena, com nenhum indicativo de roubo, e Riviera e São Miguel, sem registros de furto ou roubo, foram os únicos “oásis” sem notificação por parte da população, o que não quer dizer que não ocorram crimes nessas localidades. Historicamente, crimes contra o patrimônio são subnotificados pela falta de fé na polícia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]