• Carregando...

Apesar menos unidades de saúde abertas no 1º. dia da campanha de vacinação contra a poliomielite, Curitiba conseguiu manter bom índice de vacinação e imunizar 19,8 mil crianças neste sábado (15) – cerca de seis mil a menos do que no ano passado, quando 109 postos de vacinação foram montados para o primeiro dia da campanha. Para a programação de 2015, foram colocados à disposição dos pais e responsáveis apenas 28 unidades em regime de plantão.

A redução de pontos de vacinação é uma estratégia inédita aplicada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que disse ter concentrado a disponibilidade das vacinas em unidades de saúde com sistemas capazes de atualizar a carteira de vacinação das crianças.

O enfermeiro da SMS Eduardo Funchal explicou que nem todas as unidades abertas ao público durante as campanhas passadas possuíam sistemas capazes de guardar informações sobre todas as vacinas dadas às crianças, o que motivou a mudança.

“Muitas vezes, a vacina era registrada na carteirinha, mas essa informação não era passada para o sistema, o que dificultava ter um cenário completo das crianças vacinadas”, explicou o enfermeiro. Segundo ele, a ideia é de que as próximas campanhas continuem com esta estratégia.

A meta da campanha contra a pólio na capital paranaense é vacinar, neste ano, 95% das 101.735 crianças com idade a partir de seis meses e menores de 5 anos. Até as 11h30 desta segunda-feira (17), 23.624 meninos e meninas (23,22% do total) já tinham sido vacinados.

A partir de agora, a ação segue concentrada nos dias úteis até o dia 31 de agosto, em todas as 109 unidades básicas de saúde de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]