| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Noves meses depois de um poste republicano cair e ferir uma mulher em Curitiba, a prefeitura da capital anunciou o início da revitalização dos “nostálgicos” equipamentos de iluminação espalhados pela cidade. São quase mil postes, que serão reparados ou substituídos a um custo aproximado de R$ 3,6 milhões – 4% do valor total do plano de iluminação pública lançado na capital em março do ano passado.

CARREGANDO :)

Segundo a prefeitura, a revitalização dos postes republicanos começou na primeira semana de julho em um trabalho dividido em duas etapas. A primeira contempla a recuperação de 508 equipamentos, incluindo o sistema elétrico, da Rua XV de Novembro e também no Jardim Ambiental, no Jardim Botânico, e nas praças Osório, Zacarias e Santos Andrade.

Veja também
  • Buraco da Carlos Gomes foi fechado, mas praça segue com interdição parcial
  • Sol continua em Curitiba e temperatura permanece elevada em todo o estado
  • Construção do novo IML de Curitiba atrasa e prédio só deve ficar pronto em 2017
Publicidade

Em um segundo lote, serão reparados outros 456 equipamentos em praças, entre elas Eufrásio Correa, Generoso Marques, Tiradentes, Rui Barbosa, Nossa Senhora de Salete. A previsão de término dos trabalhos é de 10 meses.

A recuperação conta com a instalação de um novo sistema de iluminação, que, segundo a prefeitura de Curitiba, vai implicar em melhor luminosidade e eficiência energética.

Plano de iluminação

Do orçamento de R$ 90 milhões previsto para o plano de iluminação pública, 25% do investimento foi destinado à substituição de luminárias de vapor de sódio por vapor metálico ou LED ; 16% para manutenção da iluminação pública (16%), e 10% para melhorias na iluminação pública de praças e parques. Ações para implantação do sistema inteligente de iluminação pública ficou com 5% do bolo, e reparação de postes republicanos com 4 %. De acordo com a administração municipal, “outras intervenções” fecham o restante.