• Carregando...

Depois de três horas de temporal, ventos de até 86 km/h e chuva de granizo, a cidade São Paulo deixou o estado de atenção por volta das 17h30 desta segunda-feira (4). De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, embora a chuva tenha diminuído, às 18h a cidade ainda tinha 21 pontos de alagamento, dez deles intransitáveis.

Um dos pontos intransitáveis e que mais causava transtornos era o Túnel do Anhangabaú, na região central, que foi fechado às 16h. Segundo a Secretaria de Infraestrutura Urbana, o Anhangabaú foi tomado pela água que inundou a Praça das Bandeiras e escorreu para o túnel. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirmou, pouco depois das 17h, que não havia previsão de reabertura da via.

Com a interdição do túnel, houve reflexos no trânsito do Corredor Norte Sul, que abrange as avenidas 23 de Maio, Rubem Berta e Moreira Guimarães. Além disso, na 23 de Maio, na região central, duas pessoas ficaram feridas levemente após um muro ceder e atingir três carros, o que também atrapalhou o trânsito.De acordo com a CET, por volta das 18h30, São Paulo tinha 75 km de congestionamento.

No Centro e no Jabaquara, houve chuva de granizo. O fenômeno foi registrado na Alameda Barão de Limeira, entre as ruas Augusta e Bela Cintra e perto do terminal Jabaquara do Metrô.

Com os ventos, que chegaram a 86 km/h na região do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, houve também sete quedas de árvores. Uma dessas ocorrências foi registrada entre as estações Armênia e Tiradentes e interrompeu por volta das 15h30 a circulação de trens no sentido Tucuruvi da Linha 1 (Azul) do Metrô. Às 16h32, a árvore foi retirada e a circulação foi normalizada.

De acordo com a assessoria da companhia, a árvore caiu ao lado dos trilhos - no local, o metrô é de superfície - e a circulação foi suspensa para a verificação de eventuais danos nos equipamentos.

A queda da árvore não deixou feridos. Os passageiros que aguardavam em outras estações foram avisados pelo sistema de som sobre o problema. Após a retirada da árvore, os trens passaram a circular com velocidade reduzida.

Queda de muro

Perto do Bingo imperatriz, na Avenida 23 de Maio, duas pessoas foram feridas após o desabamento de um muro. Três veículos foram afetados. As pessoas foram levadas para o Hospital São Paulo, mas não correm risco de morte.

Segundo o Corpo de Bombeiros, pessoas que ficaram ilhadas em seus veículos tiveram de ser resgatadas em quatro locais no Centro.

Por volta das 16h20, os bombeiros foram acionados para resgatar uma menina de 10 anos que caiu no Córrego Pirajussara, no Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo. Quatro equipes foram enviadas para o local, inclusive o helicóptero Águia, da PM. A criança foi retirada com vida e consciente do córrego, mas seu estado de saúde não foi divulgado.

Pouco depois, às 17h10, os bombeiros foram chamados para socorrer um homem que estava se afogando no Rio Tietê, na altura do Sambódromo. O homem, que não teve a idade divulgada, também foi retirado do rio com vida. Congonhas

O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, teve de ser fechado. Ele reabriu para pousos e decolagens depois de 34 minutos por conta da forte chuva. De acordo com a Infraero, o aeroporto foi fechado às 15h09 e reaberto às 15h43.

Às 16h20, o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, operava apenas por instrumentos. Toda a capital paulista foi colocada em estado de atenção às 14h40.

Armênia do Metrô, onde houve queda de árvore (Ilustração: Arte/G1) Segundo o CGE, as temperaturas subiram rapidamente nesta segunda-feira, chegando a 31ºC. Por causa do aquecimento e da umidade, pancadas de chuva atingiram a capital paulista. Na Zona Leste, choveu forte na Penha e em Aricanduva. Na região Sul, a chuva foi forte na Capela do Socorro e em Cidade Dutra, com potencial para queda de granizo. Também choveu forte em Juquitiba e São Lourenço da Serra, na Grande São Paulo.

Por volta das 16h desta segunda, o sentido bairro da Radial Leste foi interditado por conta de um alagamento na altura do Viaduto Bresser, segundo a CET.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]