• Carregando...

A operação Fura-Fila, da Polícia Federal, que prendeu na quarta-feira passada (30) o médico Joaquim Ribeiro Filho por peculato e indiciou outras quatro pessoas de sua equipe de transplantes de fígado, acabou por desorganizar ainda mais o sistema estadual de transplantes. Desde então, não houve nenhuma captação ou transplante hepático no Estado do Rio de Janeiro, apesar de terem havido notificações. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, as notificações não se concretizaram porque os casos evoluíram com parada cardíaca, o que inviabiliza a doação.

Nesta segunda-feira (4), os primeiros dos 1.077 pacientes na fila de espera por um fígado foram às Unidades de Pronto-Atendimento para refazerem o exame de sangue. Na semana passada, a Secretaria determinou que todos os exames sejam refeitos para que o índice de Meld, que mede a gravidade da doença, seja recalculado. De acordo com a auditoria realizada pelo Denasus, Ribeiro Filho manteria pacientes com exames desatualizados ou falsificados, com o intuito de facilitar o desvio de órgão para pacientes que não estivessem em primeiro lugar da fila.

"Qualquer notícia negativa influencia na captação de órgão. Há uma queda na doação de órgão, que é de 6 a 10 (fígados) por mês. Por isso, lutamos pela transparência do programa: a central de captação tem um telhado de vidro e tudo prejudica o trabalho", disse o diretor da Associação de Transplantados do Hospital Geral de Bonsucesso, Carlos Cabral.

O presidente do Grupo Optimismo, de apoio aos portadores de hepatite C, Carlos Varaldo, defende que o governo inicie uma grande campanha de doação de órgãos e regulamente a lei que determina que os hospitais com mais de 80 leitos devam ter uma comissão de captação intra-hospitalar. "A lei seca já havia reduzido o número de doadores, já que 95% deles eram vítimas de acidentes de trânsito. Agora, com a notícia do doutor Joaquim, piorou ainda mais. Se o governo não tomar uma atitude, daqui a 30, 60 dias vai ter morrido muita gente em lista de espera", afirmou Varaldo.

MANIFESTO

Amigos e parentes do médico começaram a fazer circular pela internet um manifesto em sua defesa. Nele, argumentam que "a visão da fila nestes casos não pode ser equivalente à visão da fila de um banco". "Não somos cartões de crédito, cédulas bancárias, talões de cheque. Somos seres com alta complexidade. Transplantar um órgão não é o mesmo que montar um robô. Um órgão pode ser compatível com uma pessoa e não com outra por inúmeras razões, idade, tamanho, estado, enfim, razões que somente os médicos sabem apontar", afirma o documento.

A cardiologista do Pró-Criança Cardíaca, Rosa Célia Barbosa, é uma das signatárias do documento. Ela condenou a prisão de Ribeiro Filho, independente ou não de ele ser culpado das acusações de peculato. "Os leigos não entendem o que está ocorrendo, não sabem o que é a burocracia do serviço público, você não anda". Segundo Rosa, quando Ribeiro Filho coordenava o Rio Transplantes, sempre agilizou os enxertos solicitados pela cardiologista pediátrica. "Mas eu nunca paguei nada".

HABEAS-CORPUS

O juiz da 3ª Vara Federal Criminal, Lafredo Lisboa, enviou hoje (4) ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região mais informações para que a 2ª Turma Especializada decida sobre o pedido de habeas-corpus de Ribeiro Filho. Na sexta-feira (1), a juíza federal convocada Andréa Cunha Esmeraldo negou o pedido de liminar para soltar o médico e pediu outras justificativas para manter a prisão.

Lisboa afirma que Ribeiro Filho prestou depoimento à Polícia Federal em 19 de maio de 2005, contestando os advogados de defesa, que afirmam que ele não teve direito de se defender.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]