• Carregando...
O governo de Santa Catarina espera quase 5 milhões de turistas para o verão. Na foto de arquivo, a praia de Bombinhas | Jonathan Campos/ Arquivo / Gazeta do Povo
O governo de Santa Catarina espera quase 5 milhões de turistas para o verão. Na foto de arquivo, a praia de Bombinhas| Foto: Jonathan Campos/ Arquivo / Gazeta do Povo

Apesar da destruição causada pelas chuvas, o estado de Santa Catarina quer estar pronto para receber os turistas no verão. De acordo com a Secretaria de Turismo Esporte e Cultura, a expectativa é receber pelo menos 10% a mais de turistas do que na temporada passada, quando o estado teve cerca de quatro milhões de visitantes.

O vice-governador Leonel Pavan diz que o trabalho de recuperação dos municípios já teve início. Ele contou que equipes de limpeza trabalham em esquema de plantão para deixar as praias limpas e que o porto de Itajaí já está pronto para receber navios de turismo.

"Com os investimentos dos governos federal e estadual, estamos deixando novo e mais preparado para receber os turistas. A catástrofe nos abalou e trouxe prejuízos para o estado, mas seremos realmente abatidos se nos próximos três meses não recebermos o apoio dos turistas", afirmou Pavan.

De acordo com Pavan, a região litorânea do estado está em perfeito estado para receber turistas e as áreas afetadas por desmoronamentos, no interior, começam a aplicar os recursos para recuperar os acessos e pontos turísticos.

Saúde

O secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Gilmar Knaesel, garantiu que não há riscos para a saúde dos turistas que visitam Santa Catarina. De acordo com ele, não há necessidade de vacinas.

"Os casos de leptospirose que registramos são pessoas que tiveram contato com a água contaminada da enchente, são vítimas das chuvas. Turistas não correm riscos", afirmou Knaesel.

Estradas e acessos

Santa Catarina possui dois aeroportos internacionais, em Florianópolis e em Navegantes, que operam normalmente.

De acordo com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina, apenas a SC-416 está interditada entre Jaraguá do Sul e Pomerode. As outras rodovias do estado estão liberadas para o tráfego de veículos.

Outras estradas que foram bloqueadas por desmoronamentos já foram pelo menos parcialmente liberadas. Em algumas, foram construídos desvios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]