Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE

Curitiba

Após quatro anos, Rua 24 Horas é reinaugurada

Lojas ficam abertas entre 9 e 22 horas. Espaço estava fechado desde 2007

  • Gazeta do Povo
Rua 24 horas: reabertura ocorreu às 11 horas desta sexta-feira (11) |
Rua 24 horas: reabertura ocorreu às 11 horas desta sexta-feira (11)
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

A Rua 24 Horas, localizada no Centro de Curitiba, foi reinaugurada na manhã desta sexta-feira (11). A solenidade de reabertura do espaço ocorreu às 11 horas e contou com a presença do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB). A Rua 24 Horas estava fechada desde 2007.

As lojas da Rua 24 Horas ficam abertas entre 9 e 22 horas, mas os comerciantes podem solicitar a ampliação do horário de atendimento à Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs).

O espaço tem duas entradas - pelas ruas Visconde de Nácar e Visconde do Rio Branco.

A reinauguração da Rua 24 Horas estava marcada, inicialmente, para ocorrer em 26 de outubro. Algumas lojas não ficaram prontas e a empresa vencedora da concessão - M Camargo Corretora de Imóveis Ltda – encaminhou ofício à Urbs pedindo a prorrogação do prazo.

Serviços

Nem todos os 13 serviços já licitados estão funcionando. Desses, sete estão abertos e prontos para receber o público: um café, revistaria, lavanderia, chocolateria, loja de cosméticos e uma corretora de imóveis da M. Camargo, empresa responsável pela administração do espaço, além do estande onde os turistas poderão se informar sobre destinos e pacotes turísticos. Os demais devem estar prontos até meados de dezembro. Outro espaço já definido, que será ocupado por uma agência dos Correios, ficará pronto no fim de janeiro.

Nesta semana também não será possível utilizar a praça de alimentação do local, pois problemas na instalação do sistema de exaustão e com fornecedores impediram os dois restaurantes já definidos de abrir as portas nesta sexta-feira. De acordo com o administrador Marcos Camargo, os estabelecimentos começarão a servir refeições a partir de segunda-feira (14).

Histórico

Criada há 20 anos, pelo então prefeito Jaime Lerner, a Rua 24 horas foi a primeira a manter estas características no Brasil. Com uma arquitetura inovadora, acabou se tornando um ponto turístico. No entanto, com o tempo, a modalidade de comércio 24 horas se difundiu pela capital paranaense, fazendo com que a rua perdesse a finalidade para a qual foi criada. A Rua 24 horas também será o novo ponto de partida da linha turismo.

De acordo com a prefeitura de Curitiba, todos os detalhes arquitetônicos que tornaram a Rua 24 Horas conhecida no mundo inteiro foram preservados na reforma, entre eles, os grandes arcos internos e externos e o relógio que marca as 24 horas do dia. Na obra, foram investidos R$ 4,1 milhões.

O contrato da Urbs com a M Camargo Corretora de Imóveis tem prazo de dez anos e prevê o repasse para o município de 53% do faturamento com a locação das lojas, permitindo investimentos em outros equipamentos públicos. Além de segurança privada, contratada pelo administrador, a Rua terá câmeras de monitoramento.

Os espaços começaram a ser ocupados a partir de reforma feita pela prefeitura e concluída em junho deste ano. A obra custou R$ 4,1 milhões.

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE