• Carregando...

O Sindicato dos Professores do Paraná (APP-Sindicato) promove uma manifestação a Secretaria de Educação na manhã desta segunda-feira (30). Os professores defendem a recontratação de professores temporários demitidos pelo governo estadual em 2005. A manifestação começou às 9h e reúne 160 pessoas, de acordo com informações da rádio CBN.

Entre 12 e 19 de janeiro, a secretaria abriu inscrições para contratar professores substitutos para o ensino fundamental e médio usando o Processo Seletivo Simplificado (PSS). Porém, uma das cláusulas da seleção inviabilizava a inscrição de professores que trabalharam de forma temporária em 2004 e 2005, e que foram demitidos ou tiveram os contratos vencidos.

Segundo a APP-Sindicato, o governo do Paraná não quer recontratar os professores baseado na lei complementar 108, de 18/05/2005. Segundo a norma, quem já trabalhou um ano e prorrogou por igual período de forma temporária não pode adquirir estabilidade sem passar por concurso público.

Porém, o sindicato discorda da tese apresentada pela secretaria. Para os professores, todos os admitidos pelo PSS foram contratados antes da lei entrar em vigor, por isso não seriam atingidos pela imposição. Ainda segundo a APP-Sindicato, a lei não pode ser retroativa.

De acordo com o presidente da entidade, José Lemos, se a posição não for revista pelo secretário de Educação Maurício Requião, mais de 5 mil professores serão prejudicados em todo o estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]