• Carregando...
A carreta de Paranavaí transportava chapas de madeira | Christian Rizzi / Agência de Notícias Gazeta do Povo
A carreta de Paranavaí transportava chapas de madeira| Foto: Christian Rizzi / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Policial desconfiou do baixo valor da carga descrito na nota fiscal

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez uma apreensão recorde de maconha nesta quinta-feira (8), em Santa Terezinha de Itaipu, próximo a Foz do Iguaçu, na região Oeste. A droga estava em uma carreta que transportava chapas de compensado naval. A madeira era recortada para esconder a droga.

De acordo com a PRF, a carga de 21,5 toneladas é a maior apreensão de maconha da história no país. O volume da droga apreendida nesta manhã é equivalente a quantidade de maconha apreendida pela PRF durante todo o primeiro semestre desse ano, quando foram recolhidas 23 toneladas.

A carreta, com placas de Paranavaí, saiu de Santa Terezinha de Itaipu com destino a São Paulo e não andou nem 20 quilômetros, porque foi parada logo no primeiro posto da PRF para uma fiscalização de rotina, por volta das 6 horas. O motorista, um paranaense de 37 anos que não teve a identidade divulgada pela PRF, afirma que pegou a carga em uma transportadora de Foz do Iguaçu e não sabia que estava transportando a maconha.

Os policiais desconfiaram que a nota fiscal apresentada para a carga era falsa. Segundo a PRF, a carga estava amarrada com cintas metálicas para dificultar a fiscalização. Para chegar até a droga, foi preciso usar uma tesoura hidráulica, mesmo equipamento usado para cortar ferragens de veículos em acidentes.

A PRF vai encaminhar a droga apreendida para a Polícia Federal, que hoje incinerou 8 toneladas porque não havia mais espaço nos depósitos.

Em todo país, a PRF já apreendeu 61 toneladas de maconha este ano. A quantidade é praticamente a mesma interceptada em todo o ano passado, 62 toneladas da droga. De acordo com o inspetor Fabiano Moreno, do núcleo de Comunicação Social da PRF, o Paraná é responsável por 70% das apreensões realizadas no Brasil.

Apreensões de drogas crescem no Paraná

Nos primeiros seis meses de 2010, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 23 toneladas de maconha que eram transportadas pelas estradas do Paraná. A quantidade é 3% maior em relação a todas as apreensões da droga feitas em 2009, quando 22,4 toneladas saíram de circulação. Se comparado ao primeiro semestre de 2009, o crescimento é de 224%. Naquele período, 7,1 toneladas de maconha foram recolhidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]