As apreensões de remédios contrabandeados da fronteira do Paraguai com Foz do Iguaçu, região Oeste do estado, somente do mês de janeiro já superaram as realizadas durante todo o ano de 2006. Na semana passada foram encontrados 12 mil comprimidos escondidos na bagagem de um passageiro, no aeroporto de Foz do Iguaçu.

CARREGANDO :)

De acordo com reportagem do ParanáTV 1ª edição, no ano passado foram apreendidos aproximadamente 8 mil comprimidos. "Muitos são falsos. Alguns têm o princípio ativo, não necessariamente na quantidade que deveria ter. Ou seja, não tem nenhum controle", afirmou o delegado da Polícia Federal, Emerson Rodrigues.

Outro remédio que é bastante procurado no Paraguai é o cytotec. A medicação foi criada para o tratamento de úlcera, mas começou a ser usado para fazer abortos. A procura fez a venda do comprimido ser proibida no Brasil. No entanto, no Paraguai a venda é liberada.

Publicidade

Os anabolizantes também são bastante procurados no país vizinho. Porém, nenhum medicamento pode entrar no Brasil sem a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Vídeo: Veja alguns riscos que os remédios falsos causam à saúde