• Carregando...
O presépio permanecerá exposto de 29 de novembro a 11 de janeiro | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
O presépio permanecerá exposto de 29 de novembro a 11 de janeiro| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

A Arquidiocese de Curitiba inaugurou na última sexta-feira um presépio em tamanho real, como o do início do Ano Missionário na Arquidiocese. Abençoada por dom Rafael Biernaski, a instalação tem imagens em gesso de cerca de dois metros de altura, doadas pelo Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro Tarumã.

O presépio permanecerá exposto para visitação durante todo o tempo do Advento e do Natal, de 29 de novembro até 11 de janeiro do ano que vem, sempre das 18 às 23 horas. O termo presépio vem do latim praesaepe com o significado de estrebaria, curral, estábulo.

Conforme narra a tradição cristã, foi num desses locais que Jesus nasceu. O presépio é uma das representações mais singelas do nascimento de Jesus Cristo, que procura resgatar a importância e magnitude daquele momento ao mesmo tempo que nos lembra a forma simples e humilde em que se deu o nascimento.

A presença do menino Deus naquele estábulo, ao lado de seus pais, tendo por testemunhas os pastores e os animais e recebendo a visita dos Reis Magos, guiados à gruta pela estrela de Belém, mostra a grandeza e a onipotência de Deus representada na fragilidade de uma criança. Essa representação foi criada por São Francisco de Assis, em 1223. Na companhia de Frei Leão e com a ajuda do senhor Giovanni Vellina, ele montou em uma gruta da floresta na região de Greccio, na Itália, a encenação do nascimento de Jesus.

Jesuítas

No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do jesuíta Padre José de Anchieta. Desde 1986, São Francisco é considerado o patrono universal do presépio.

O presépio estará exposto na Avenida Jaime Reis, 369, Alto São Francisco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]