• Carregando...
Galho é retirado da Rua Carneiro Lobo, no Batel | Maurilio Cheli/SMCS
Galho é retirado da Rua Carneiro Lobo, no Batel| Foto: Maurilio Cheli/SMCS
  • Foto tirada pela internauta Silva Valim, após o temporal, mostra a árvore que bloqueou o trânsito na Rua Professor Luiz César, quase esquina com Av. Àgua Verde
  • Com celular, a internauta Silvia Valim registrou o alagamento na Rua Ângelo Sampaio, na noite de terça-feira
  • A foto tirada por celular pela internauta Silvia Valim mostra o resultado de uma queda de árvore na Rua Dom Pedro I
  • Foto do internauta Hélio Rubens Kamogawa mostra como ficou o cruzamento da Rua Angelo Sampaio

A forte chuva que caiu na noite de segunda-feira (31) em Curitiba, ainda causou transtornos no trânsito na manhã desta terça-feira (1). No Batel, havia um ponto de alagamento na Rua Ângelo Sampaio, além de um trecho da Avenida Silva Jardim com queda de árvore. No Água Verde e Rebouças, também havia registros de queda de árvores.

De acordo com a Diretoria de Trânsito (Diretran), da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), até a metade da manhã, a Rua Ângelo Sampaio estava totalmente bloqueada na esquina com a Avenida Getúlio Vargas por causa de um alagamento. A via foi liberada por volta de 9h40 e equipes da prefeitura fizeram a limpeza no local.

Outros três pontos tiveram bloqueios parciais por causa de queda de árvores. No Batel, a Avenida Silva Jardim tinha bloqueio no trecho entre as ruas Ângelo Sampaio e Coronel Dulcídio. Um galho de grande porte ameaça cair e o tráfego ficou suspenso nesse trecho.

Na Rua Coronel Ottoni Maciel com a Avenida República Argentina, no Á gua Verde, e na esquina das ruas Dr. Pamphilo D’Assunção com a Conselheiro Dantas, no Rebouças, havia registro de queda de árvores. De acordo com a Diretran, todas as vias foram liberadas entre as 9h30 e 10 horas.

Mau tempo

Apesar de em janeiro de 2011 ter registrado um volume de chuva menor que o do mesmo período de 2010, os estragos ocasionados pelos temporais aumentaram. Em Curitiba, o número de ocorrências como alagamentos, deslizamentos, erosões, quedas de árvores e destelhamentos cresceu 96,2%, passando de 158 em 2010 para 310 neste ano, segundo a Defesa Civil Municipal. Já segundo a Defesa Civil Estadual, os casos específicos de alagamentos no Paraná aumentaram 13% em janeiro, passando de 157 ocorrências no ano passado para 178 em 2011.

No entanto, o volume de chuva diminuiu. Até segunda-feira (31) foram 326 milímetros, contra 361 no mesmo período do ano passado. Ainda assim, os números são muito acima da média histórica para o mês, que é de 165 milímetros.

Estragos

Na noite de segunda-feira (31), os bairros Batel e Água Verde foram afetados pela chuva. As ruas mais afetadas foram as ruas República Argentina, Guilherme Pugsley e Presidente Getúlio Vargas. O trânsito ficou complicado na região e houve registro de acidentes. Os motoristas foram orientados a não trafegar por essas vias.

No fim de semana, o temporal que caiu na noite de sábado (29) provocou estragos, alagamentos e uma morte em Curitiba e região metropolitana. Em todo o estado, pelo menos 220 pessoas foram afetadas pelo temporal.

No sábado (29), o Corpo de Bombeiros atendeu pelo menos 38 ocorrências de alagamento na capital, Colombo e Campina Grande do Sul. No bairro Xaxim, um homem de 63 anos foi arrastado pela enxurrada e morreu. Luiz Augusto Barino estava em um bar, na Rua Dante Honório, e tentou cruzar a água para chegar em casa. O corpo de Barino foi localizado na manhã de domingo (30) a cerca de 400 metros do local.

Os bairros mais afetados em Curitiba foram o Capão Raso, Xaxim, Pinheirinho , Sítio Cercado , Umbará, Novo Mundo, Cidade Industrial, Ganchinho e Alto Boqueirão . Em Campina Grande do Sul, o bairro afetado foi o Jardim Paulista. Também houve alagamento no bairro Santa Terezinha, em Colombo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]