• Carregando...

A Secretaria de Estado da Cultura inicia este semestre um grande projeto chamado "Guaranis e as Reduções Jesuíticas no Território do Paraná", que pretende esclarecer, incentivar, divulgar e aprofundar o conhecimento da história paranaense nos séculos 16 e 17. O objetivo é o estudo das ações missionárias cristãs conduzidas naqueles anos pelos espanhóis em localidades hoje pertencentes ao território paranaense.

Será aberto aos interessados um concurso de monografias nomeado "Espanhóis e Indígenas no Território Paranaense da Província do Guairá: Séculos 16 e 17" – voltado a estudantes universitários e profissionais regularmente residentes no país que se dedicaram ao assunto. O edital já se encontra disponível no site da Secretaria de Cultura (www.cultura.pr.gov.br), mas a inscrição de trabalhos ocorrerá somente a partir de maio do ano que vem, com prêmios de R$ 10 mil e R$ 7 mil, respectivamente, às monografias vencedoras em cada categoria.

Além do concurso, nos dias 15 e 17 de outubro deste ano vai acontecer um seminário internacional que contará com a presença de renomados pesquisadores da área. O evento é voltado para estudantes e estudiosos em geral sobre as áreas de História do Paraná, Antropologia, Arqueologia, Biologia e Etnologia. Ainda para o ano que vem, a Secretaria de Estado da Cultura programou duas exposições, uma na Sala do Artista Popular (SAP) e outra na Casa Andrade Muricy (CAM). Também haverá uma mostra de filmes e documentários que retratam temas do período.

História

Os espanhóis, seguindo as trilhas dos rios Paraná, Paranapanema, Ivaí, Piquiri e Tibagi, entre outros, fizeram suas incursões pelo território paranaense em busca de riquezas naturais, mão-de-obra e domínio das terras. Por causa do Tratado de Tordesilhas – um acordo entre Espanha e Portugal – o Paraná ficou um tempo sendo considerado território espanhol. Junto com a dominação das terras vieram as missões jesuítas, que pregaram a evangelização dos índios e fizeram grandes transformações culturais nestas populações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]