• Carregando...

Os deputados estaduais aprovaram ontem três projetos envolvendo a educação no estado. No principal deles, ficou determinada a eleição direta para diretores de toda a rede pública de ensino. Também foi aprovada a proposta que autoriza o Executivo a realizar concurso público para a contratação de 884 professores para seis universidades estaduais, seis fa­­culdades e para a Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Com a presença nas galerias de alunos e professores do Colégio Estadual do Paraná, maior colégio público do estado, os parlamentares aprovaram a eleição direta para diretor da rede pública, com o intuito de estabelecer "a democracia plena, em que todos podem se manifestar através do voto direto para a escolha de seus dirigentes". Em relação ao concurso para a contratação de quase 900 professores para o ensino superior, o objetivo é "recompor o quantitativo necessário de professor de ensino superior para as instituições do estado".

A última proposta aprovada ontem regulamentou e transformou o Programa de Desenvol­vimento Educacional (PDE) em política pública permanente, obrigando os futuros governadores a manter o programa, que oferece, desde 2004, formação continuada para professores da educação básica da rede pública de ensino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]