• Carregando...
Alinhado ao governo petista, o sindicato teria dificultado a discussão sobre a greve. Revoltados, os professores exigiram a votação do tema
Alinhado ao governo petista, o sindicato teria dificultado a discussão sobre a greve. Revoltados, os professores exigiram a votação do tema| Foto: Reprodução redes sociais

Nesta quinta-feira (4), a assembleia do Sindicato dos Servidores Públicos lotados nas Secretarias de Educação e de Cultura do Estado do Ceará e nas Secretarias ou Departamentos de Educação e/ou Cultura dos Municípios do Ceará (Apeoc) realizada no Ginásio Aécio de Borba, em Fortaleza (CE), acabou em confusão.

Imagens que circulam pelas redes sociais mostram o momento em que o presidente do sindicato, Anizio Melo, e mais um grupo de sindicalistas foram atingidos por uma chuva de cadeiras atiradas por parte dos presentes.

O motivo da confusão foi uma divergência entre os professores e o sindicato sobre a votação para deliberação da greve.

Em todo o país, sindicatos estão realizando assembleias gerais para consolidação da greve da educação em protesto contra o governo Lula, que até o momento não atendeu às reivindicações da categoria para reajuste salarial e reestruturação da carreira.

Alinhado ao governo petista, o sindicato teria dificultado a discussão sobre a greve. Revoltados, os professores exigiram a votação do tema.

Nas redes sociais, o sindicato havia prometido colocar a pauta para deliberação na assembleia.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (4), o sindicato chamou a confusão de “atos criminosos praticados por uma minoria truculenta composta por arruaceiros covardes e antidemocráticos”.

“Nos momentos finais da Assembleia, os criminosos arremessaram diversas cadeiras e jogaram vários objetos contra as cabeças dos membros de nossa direção e demais pessoas, que estavam de costas se dirigindo à saída do Ginásio Aécio de Borba. As cenas lamentáveis e inadmissíveis de selvageria, que circulam nas redes sociais envergonham a nobre profissão que exercemos e maculam a imagem da categoria dos profissionais do magistério perante a sociedade. Nossa categoria não deve ser confundida com o banditismo, pois ela é majoritariamente formada por cidadãos exemplares, que exercem suas funções com excelência e fazem com que nosso estado seja destaque nacional nos índices educacionais. Cabe destacar que a presença de sujeitos que não pertencem à categoria no local da Assembleia demonstra claramente o objetivo de um setor oportunista, que, para a construção de palanques de oposição sindical e eleitorais, não medem esforços para implodir a realização de nossas Assembleias, fato este que não é inédito”, diz um trecho da nota.

Apesar da confusão, o sindicato informou que a greve está mantida e que a entidade realizará Assembleia Geral em todo o estado do Ceará para garantir a “legitimidade de todas as ações e decisões”.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, também nesta quinta-feira (4), o presidente da Apeoc diz que a entidade “não teme governos, patrões e fascistas” da direita ou da esquerda.

Anizio Melo disse que os atos tinham como objetivo impedir que o sindicato apresentasse suas propostas para a categoria.

Parlamentares da oposição ironizaram a confusão: “Faz o L”

Ao comentar sobre a confusão, o deputado Delegado Zucco (PL-RS) lembrou que os sindicatos “voltaram com tudo no governo Lula, inclusive com cobrança de imposto”.

“Professores se revoltam com sindicato petista que não aprovou decisão de protestar contra as péssimas condições de trabalho. Os sindicatos voltaram com tudo no governo Lula, inclusive com cobrança de imposto sindical. Como o Ceará votou majoritariamente no Lula, ‘FAZ O L’ agora!”, escreveu o deputado em seu perfil da rede social X.

“Professores revoltados com o governo Lula. FAZUEEEEELLIIIIIIIIII!!!”, disse o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) ao compartilhar o vídeo da confusão no Instagram.

“Professores do Ceará se revoltam contra o presidente do Sindicato dos Professores do estado”, comentou a deputada Bia Kicis (PL-DF).

O deputado Messias Donato (Republicanos-ES) disse que “a categoria, que tendia a entrar em greve, revoltou-se com acordo selado entre o sindicato dos trabalhadores da educação básica e o governo”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]