• Carregando...
 |
| Foto:

Apucarana – Cerca de mil agricultores do Assentamento 8 de abril (antiga Fazenda 7 Mil) acamparam ontem ao redor do prédio da prefeitura de Jardim Alegre, na Região Centro-Norte do estado, para exigir melhorias nas estradas já existentes e a abertura de outras. Portando faixas e bandeiras do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), os assentados chegaram por volta das 9 horas em ônibus, caminhões e automóveis.

O grupo armou barracas nos jardins, na passarela de acesso ao prédio e até numa área de estacionamento de carros. Um acordo firmado à tarde evitou que algumas famílias ficassem no interior do prédio. Os manifestantes anunciaram que só sairão do local depois de obter garantias de que as estradas serão arrumadas para viabilizar o transporte escolar e o escoamento da safra.

"Há nove anos só ouvimos promessas dos políticos de Jardim Alegre e agora decidimos que não iremos mais ficar de braços cruzados, aguardando a vontade deles", disse um dos coordenadores do protesto, Édio Aparecido Calixto.

Ele afirmou ainda que na antiga fazenda, de 5,7 mil alqueires, existem atualmente 620 crianças que estudam do pré-primário ao 3.º ano do ensino básico numa escola municipal do assentamento. "Muitas delas moram longe e muitas vezes perdem aulas ou não voltam para suas casas porque os ônibus não conseguem trafegar pelas estradas do interior do assentamento", afirmou.

O prefeito Mauro Oriani (PT) se reuniu com os agricultores e ponderou que a prefeitura não tem condições de atender sozinha as reivindicações deles. Ele lembrou que no dia 7 de fevereiro esteve em Curitiba em companhia de representantes dos assentados e pediu ao governo do estado, através da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, a liberação emergencial de uma moto-niveladora, uma pá-carregadeira, um trator de esteira e três caminhões do tipo basculante, por um período mínimo de 90 dias.

Segundo Oriani, com a disponibilidade destas máquinas e veículos seria possível melhorar as estradas em situação mais precária. "Posteriormente, com a liberação de recursos do Incra, ainda neste ano, todas as estradas poderiam ser adequadas com empedramento e caixas de retenção de águas pluviais", explicou o prefeito.

Convênio

Em nota, a superintendência regional do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) informou que obras de infra-estrutura em assentamentos são realizadas por meio de convênios com as prefeituras e que a construção de estradas no 8 de Abril depende de um projeto técnico a ser enviado pela prefeitura de Jardim Alegre.

A antiga Fazenda 7 Mil foi ocupada em 8 de abril de 1997 por cerca de 800 famílias do MST, depois de o Incra declarar o imóvel improdutivo. A área foi desapropriada e hoje vivem no local 562 famílias que produzem milho, arroz, feijão, algodão e outras culturas de subsistência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]