• Carregando...
Urbs terá de apresentar solução para aumentar o conforto nas  estações-tubo. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Urbs terá de apresentar solução para aumentar o conforto nas estações-tubo.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Finanças

Urbs, Setransp e Comec vão se reunir de segunda-feira (2) a quarta-feira (4) para discutir uma saída para as contas da Rede Integrada de Transporte.

O Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) passará a ser multado em R$ 1 milhão por dia de atraso no pagamento de obrigações trabalhistas. A decisão foi comunicada ontem pela desembargadora Ana Carolina Zaina, que presidiu a audiência de negociação salarial da data-base de motoristas e cobradores (que ocorre em fevereiro) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Curitiba.

Na decisão, a desembargadora acata um pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT), que pediu a aplicação da multa no caso de inadimplência quanto ao pagamento dos salários. O atraso no pagamento do adiantamento quinzenal dos trabalhadores desencadeou a paralisação no transporte público da capital e região metropolitana no fim de janeiro.

Reajuste

Durante a audiência de ontem no TRT, os patrões apresentaram uma proposta de reajuste salarial de 7,13%. Representada pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), a categoria pede um aumento de 12,8%. Mesmo assim, uma assembleia dos trabalhadores será realizada na quarta-feira (4) para saber se eles aceitam ou não a proposta, mais de 5 pontos porcentuais abaixo do reivindicado. Na quinta-feira (5), ocorrerá uma nova audiência no TRT, a partir das 14 horas.

Estações-tubo

A desembargadora também determinou à Urbs que, na audiência de quinta-feira, seja apresentada uma solução para a adaptação de estações-tubo. Trabalhadores reclamam que não há conforto térmico e que o local não possui banheiros para os cobradores usarem durante seus turnos de trabalho. A solução para estes problemas foi outro pedido do MPT.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]