• Carregando...

Mais uma reunião foi marcada para discutir o fim do estacionamento da Avenida Visconde de Guarapuva, na região central de Curitiba. A câmara irá realizar uma audiência pública com representantes da prefeitura às 14h de sexta-feira (3).

A vereadora e presidente da comissão de urbanismo e obras públicas, Roseli Isidoro (PT), explicou que a reunião foi marcada após cerca de 50 comerciantes terem procurado a casa legislativa na sexta-feira da semana passada. Os comerciantes reclamam que o fim do estacionamento irá prejudicar o comércio da região.

De acordo com a vereadora, antes de ter feito as obras, a prefeitura deveria ter realizado uma audiência pública e discutido com a sociedade as conseqüências do fim do estacionamento. Para ela, nestes casos se faz necessário realizar estudos que identifiquem os "impactos de vizinhança".

Devem estar presentes o secretário municipal de governo, Maurício de Sá Ferrante, e representantes da URBS e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). A audiência não substitui uma outra reunião, ainda não marcada, que será realizada na Prefeitura de Curitiba com os comerciantes.

Protestos

Na semana passada os comerciantes realizaram diversos protestos na Visconde Guarapuava para tentar impedir que a prefeitura acabasse com o estacionamento da avenida. O mais tumultuado deles aconteceu no dia 21 de fevereiro, quando manifestantes fecharam completamente a avenida e queimaram pneus impedindo a passagem dos carros.

Após os protestos, a prefeitura marcou uma série de reuniões com os comerciantes locais para discutir a medida. A primeira aconteceu na terça (21). A próxima reunião deve ser realizada nas próximas aulas.

No dia 24 de fevereiro, a prefeitura conseguiu na justiça um liminar que multa os responsáveis por futuros protestos que bloqueiam completamente a avenida.

Fim do estacionamento

As obras que acabarão com o estacionamento nos dois lados da Avenida Visconde de Guarapuava, começaram durante o carnaval e diversos trechos já se encontram sem estacionamento. A previsão para a conclusão é de 30 dias.

As mudanças na Avenida Visconde de Guarapuava visam diminuir o congestionamento ocasionado em horários de pico na avenida. Os estacionamentos estariam proibidos desde a trincheira da Ubaldino do Amaral, na divisa do Alto da XV com o Centro, até a Ângelo Sampaio, no Batel.

Com a medida, o horário de proibição de estacionamento poderá ser das 7h às 20h de segunda a sexta-feira, e das 7h às 14h nos sábados. Nestes períodos, a rua deixaria de ter cerca de 400 vagas de estacionamento: 361 são vagas de Estacionamento Regulamentado (EstaR) e o restante são vagas para motos, paradas de 15 minutos e locais de embarque e desembarque.

Motoristas estão satisfeitos com mudanças na Visconde, segundo Prefeitura

Veja na reportagem em vídeo o que os motoristas pensam sobre a mudança

INTERATIVIDADE

Qual sua opinião sobre a retirada das faixas de estacionamento na Avenida Visconde de Guarapuava? Participe do fórum

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]